Sem categoria

Em Goiana, o comunista Henrique Fenelon poderá ser eleito prefeito para substituir o tucano cassado

A eleição suplementar está marcada para 16 de julho e Fenelon, que era presidente da Câmara dos Vereadores e é o atual prefeito interino, tem chance de vencer a disputa.

A bancada de prefeitos comunistas poderá crescer em julho, quando ocorrerá a eleição suplementar para preencher os cargos de prefeito e vice em Goiana (PE). Lá, o prefeito José Roberto (Beto) Gadelha (PSDB), e seu vice, Marcílio Régio (PDT), tiveram seus mandatos cassados pelo TSE, acusados de propaganda irregular (eles tiveram seu número impresso em bilhetes do jogo do bicho) e abuso do poder econômico na eleição de 2004; além disso, o ex-prefeito foi condenado a pagar uma multa de 700 mil reais à Justiça Eleitoral.
 
A eleição suplementar vai ocorrer em 16 de julho, e o candidato do PCdoB, Henrique Fenelon, tem chances de vencer a disputa. Fenelon é vereador, foi presidente da Câmara dos Vereadores e, nessa condição, assumiu o mandato como prefeito interino, em substituição aos cassados.
 
Fenelon vai concorrer com três candidatos: o ex-prefeito Edval Soares (PTB), o médico Paulo Veloso (PT) e um candidato apoiado por Gadelha, o prefeito cassado. Segundo a imprensa pernambucana, esse candidato poderá ser seu filho, Betinho Gadelha.
 
Goiana é uma importante cidade histórica da zona da mata norte de Pernambuco, localizada a 60 quilômetros de Recife; tem com mais de 72 mil habitantes (que era sua população quando foi realizado o Censo de 2000), e mais de 50 mil eleitores e é importante para o Estado.