PCdoB realiza Convenção em João Monlevade

A presidente do PCdoB, Maura Ferreira, enfatizou que a Convenção Municipal de João Monlevade, cumpre um papel importante e significativo ao homologar o nome do pré-candidato, Edilson de Magalhães Lopes, conhecido como Ed

Os comunistas de João Monlevade reuniram-se no último sábado,  dia 10 de junho, às 15 horas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Compareceram à Convenção: militantes do partido de João Monlevade, sindicalistas, o presidente do Sindicato Metalúrgico, José Quirino e uma caravana de militantes de Itabira, acompanhada do candidato a deputado estadual, Edilson de Magalhães Lopes, mais conhecido como Edilson da Natrium, que prestigiaram o evento.

Abertura dos trabalhos
A presidente do Partido, Maura Ferreira, deu início aos trabalhos. Saldou os presentes e  justificou a ausência da presidente do Partido Estadual, Jô Moraes, que também é pré- candidata a deputada federal, que se encontrava no norte de Minas e não pode comparecer à Convenção. Agradeceu pelos votos de sucesso deixados por ela para os trabalhos da Convenção e deu início ao seu pronunciamento.

Em sua fala, ela destacou a importância que o Partido vem desempenhando no município. Destacou as eleições consecutivas que elegeram o médico Luis Amaral a vereador pelo município de João Monlevade. Fato que, segundo ela, foi bastante significativo para o crescimento do PCdoB, pois marcou a história de João Monlevade no cenário político.

“A nossa expectativa é que este  fato político possa repetir-se nas próximas eleições, elegendo como deputada federal,  Jô Moraes e para estadual Edilson da Natrium, reforçando a busca pela
 hegemonia do partido na região. Vamos trabalhar muito para que isso aconteça", comentou a presidente.

Militante reforça participação do PCdoB nas eleições estaduais

O médico Luiz Amaral fez uma análise da conjuntura situando os militantes sobre os últimos acontecimentos no estado e no país. Ele repudiou a cláusula de restrição, classificando-a como mais uma manobra das elites conservadoras. Disse ainda, que a medida visa restringir os espaços de representação do povo, em vez de fazer uma reforma política de fato e que exija a fidelidade partidária, financiamento público, entre outras medidas que possam combater a corrupção.

A elite conservadora quer excluir a maioria das legendas para reinarem “sozinhas”, criticou o médico”. Sobre a política no estado, ele ressaltou a necessidade e a importância de Monlevade apoiar a candidatura do farmacêutico Edilson de Magalhães Lopes – mais conhecido como Edilson da Natrium e da presidente estadual do PCdoB, Jô Moraes, como deputada federal, pois a eleição de ambos garantirá o apoio e a representatividade política necessários para as conquistas de benéficos tanto sociais quanto estruturais para a região.

Convenção indica o  nome de Edilson da Natrium

A presidente do PCdoB, Maura Ferreira, enfatizou que a Convenção Municipal de João Monlevade, cumpre um papel importante e significativo ao homologar o nome do pré-candidato, Edilson de Magalhães Lopes, conhecido como Edilson da Natrium representante na região Centro-leste. Para ela, esta ação representa um avanço político muito grande para a aproximação das cidades de Itabira e João Monlevade, uma vez que o município não lançará candidato. 

Ao falar do atual quadro político no país, ela reforçou o apoio que o PCdoB vem dando ao Governo Lula e destacou diversos feitos da gestão do Presidente na Economia e na Política Externa, além de vários projetos sociais que contemplam a população carente do país. 

                     

PRÉ-CANDIDATO AGRADECE APOIO DOS MONLEVADENSES

Em seguida, Edilson de Magalhães Lopes ao fazer uso da palavra explanou para os presentes, os motivos que motivaram a sua candidatura. “Confesso que essa inclinação surgiu em virtude da ausência de um político em Itabira, assentado na Assembléia Legislativa, comprometido com os interesses de nosso município e da região. Tal fato impede a mobilidade social nos extratos intermediários da sociedade e coloca a população engessada,  que se vê refém das promessas de empregos, quer no setor público ou na iniciativa privada, contribuindo sobremaneira para a despolitização do povo itabirano e das cidades circunvizinhas”, avalia o candidato.

Sei que não será um embate fácil. Como disse em Itabira, estou ciente da responsabilidade de minha candidatura a deputado estadual. Sabemos que é um grande desafio que teremos pela frente. O PCdoB, entretanto, não pode e nem deve se curvar aos novos desafios para se firmar com um partido que tem compromisso com a população mineira. Somos um partido de luta, democrático, que tem dado mostras, ao longo de sua existência, de fidelidade partidária com a população brasileira. E sei que, tanto em João Monlevade quanto em Itabira não será diferente. Não vamos decepcionar o eleitorado e a população da região circunvizinha a Itabira que votar em mim”, comentou Edílson à nossa reportagem.

Edilson agradeceu a presença do público presente e o apoio que está recebendo do Partido no Município de João Monlevade. "Isto é uma honra muito grande para mim representar duas cidades importantes, como é o caso de Itabira e João Monlevade que vêm se destacando como pólos regionais. Vou trabalhar para aprovado na Convenção Estadual e firmo desde já, aqui, o meu compromisso com a população monlevadense de trabalhar em prol do município, defendendo o seu interesse na Assembléia Legislativa", concluiu Edilson.
A Presidente Municipal do PCdoB, Maura Ferreira disse que o Partido cresceu bastante nos últimos anos e que esse crescimento demonstra o compromisso do PCdoB com as causas sociais deste país. Já o sindicalista, José Carlos Ferreira, ressaltou que é importante renovar as lideranças e que o nome de Edilson da Natrium surge num momento muito oportuno para região.

"Hoje, sabemos que a luta do PCdoB não tem sido em vão. Agora mesmo o Governo Lula acaba de anunciar por intermédio de seu ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que até o final do ano, o governo federal vai atender á todas as famílias brasileiras que estiverem inscritas dentro do critério da Lei que criou o programa. Isso foi uma das grandes conquistas deste governo que defendemos e apoiamos", disse Zé Carlos.

Encerrando a Convenção a Presidente Maura Ferreira disse que a situação não fica só nisso não. Ela informou que o país  avançou na economia com a redução da inflação, no diálogo por uma política externa mais ampla e com a hegemonia dos povos latinos americanos, sem falar dos projetos sociais, culturais e de entretenimento do PCdoB que têm beneficiado milhares de crianças no país. “Com Edilson da Natrium, deputado estadual, fazendo dobradinha com Jô Moraes, deputada federal – ambos representando a nossa região – temos certeza que uma lacuna política será preenchida com a atuação dos dois candidatos. Renovação e integridade são duas atitudes que PCdoB vem adotando ao longo de sua trajetória política, fundamentais para quem tem compromisso com o povo brasileiro e quer fazer a transformação social tão sonhada por todos", finalizou.

De João Monlevade
Marcos Antônio