EUA ampliam repressão a imigrante ilegal

As comunidades latino-americanas de Washington, Boston, Los Angeles, São Francisco e San Diego, em especial, entraram em pânico ontem com uma nova onda de arrastões dos agentes de imigração dos Estados Unidos. Centenas de

 

As comunidades latino-americanas de Washington, Boston, Los Angeles, São Francisco e San Diego, em especial, entraram em pânico ontem com uma nova onda de arrastões dos agentes de imigração dos Estados Unidos. Centenas de imigrantes ilegais, entre eles dezenas de brasileiros, foram presos em buscas realizadas logo nas primeiras horas da manhã, quando chegavam ao seu local de trabalho.

Em Boston houve cerco a edifícios em áreas mais habitadas por hispânicos. Policiais batiam às portas de apartamentos gritando, em dois idiomas, “Police, policia”. Num deles, prenderam o brasileiro José Ferreira da Silva, de 35 anos que foi logo algemado, como todos os demais em outras batidas.


Número de equipes em busca de ilegais crescerá

Silva já tinha sido preso e deportado em 2002, mas voltara. Por isso, dessa vez ele vai diretamente para a cadeia: indiciado, poderá ser condenado a até 20 anos de prisão. Segundo o serviço de imigração, desde o último dia 26 de maio — quando foi iniciada a operação “Retorno ao Remetente” — já foram apanhados 2.179 imigrantes ilegais.

— Pouco mais da metade desse total é composta de gente com antecedentes criminais. E 802 já tinham sido deportados pelo menos uma vez — disse Marc Raimondi, porta-voz da agência federal conhecida pela sigla ICE, do Departamento de Segurança Interna.

Pelo menos 140 dos presos já tinham sido condenados por pedofilia, e 367 eram membros de gangues de delinqüentes. Segundo Raimondi, 35 equipes de agentes — o total de homens não foi revelado — estão rastreando o país em busca de imigrantes ilegais. Ainda este ano o contingente será ampliado, com a criação de mais 17 equipes. A perspectiva é de que elas chegarão a 70 em 2007.

Fonte: O Globo