Chineses buscam cidade milenar imersa em lago

Dez mergulhadores chineses buscam no lago Fuxian, perto da cidade de Kunming, ao sul da China, por um lendário assentamento de mais de 1.800 anos que, como Atlântida, a ilha perdida descrita por Platão, ficou sob as águas após um terremoto, s

Desde que pesquisador submarinista Geng Wei afirmou, há oito anos, ter encontrado silhares (construções em forma geométrica) de pedra de mais de 1,4 metro de altura empilhados no fundo do lago, as sucessivas incursões de aficionados pela arqueologia não fizeram mais que alimentar a lenda.

Geng assegurou que os silhares ocupavam uma superfície de quase 2,5 km2 da segunda reserva natural de água doce mais profunda da China.

Em 2001, as autoridades locais da província de Yunnan exploraram o lago, com transmissão televisiva ao vivo, com um submarino que detectou um muro de pedra de 60 metros com incrustações de cerâmica, que poderiam datar da dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.).

Novas expedições afirmaram ter achado um caminho de pedra, um edifício parecido com um estádio e uma pequena pirâmide de pedra, embora nenhum dos mergulhadores amadores tenha mostrado evidências gráficas de suas "descobertas".

Na imersão que Geng fez esta semana, ele foi filmado mostrando três marcas de 1,2 metro de altura por 45 centímetros de largura gravadas em uma parede de rocha, o que pode sustentar a idéia de que "essas pedras foram processadas por humanos", afirmou Li Kunsheng, arqueólogo da Universidade de Yunnan.

Os livros de história mostram que efetivamente existiu uma cidade ao norte do lago Fuxian denominada Yuyuan, embora seu rastro tenha se perdido após as dinastias do Norte e do Sul (420-589 d.C.).

O lago está situado em uma região sísmica, o que indica, segundo Li, que a cidade pode ter sido tragada pelas águas após um terremoto.

Com agências internacionais