Cuba gradua primeiro engenheiro informático cego

"Uma web acessível: necessidade dos deficientes físicos", assim intitulou sua tese Roberto Pérez de Paz, cego total cubano, convertendo-se no primeiro graduado de Engenharia Informática na Ilha com esse tipo de limitaçã

O trabalho de diploma apresentado pelo também membro da Associação Nacional de Cegos, abre no país caribenho uma nova dimensão na análise do uso dos sites digitais, visto que propõe a introdução de um enfoque de desenho universal.

Ampliar a utilização das novas tecnologias da informação às pessoas cegas ou deficientes visuais com a ruptura das barreiras cibernéticas, como o uso indiscriminado de marcos ou a ausência de descrição de ações úteis nas páginas digitais, é outra das propostas deste estudo.

Roberto Pérez de Paz, que freqüentou durante cinco anos o Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, declarou que dar um verdadeiro uso social a estas técnicas novas foi o objetivo principal de suas pesquisas.

Para esta análise o graduado consultou ampla bibliografia mundial atualizada e entrevistou cubanos deficientes visuais usuários das webs nacionais, os que explicaram sua impossibilidade de aceder às mesmas com os métodos existentes.

Outra das deficiências encontrada durante o estudo foi que as associações cubanas de deficientes físicos e de surdos não possuem páginas digitais, porque as únicas técnicas existentes no país que podem utilizar essas pessoas são o leitor de tela (utilizando o som) e o ampliador de tela (aumento do tamanho da imagem).

Com a conexão de Cuba à Internet, há dez anos, abriram-se amplas possibilidades na sociedade caribenha para o conhecimento e a participação de todos os setores da população, principalmente, a reinserção de indivíduos que possuam quaisquer dessas deficiências.

Fonte: Granma Internacional