Aldo Rebelo visita Betim e recebe homenagem do vereador Geraldo Pimenta

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB), foi recebido com festa em Betim, nesta sexta-feira (23). Acompanhado da deputada estadual Jô Moraes (PCdoB/MG) e do vereador Geraldo Pimenta (PCdoB/Betim), no início da manhã Re

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB), foi recebido com festa em Betim, nesta sexta-feira (23). Acompanhado da deputada estadual Jô Moraes (PCdoB/MG) e do vereador Geraldo Pimenta (PCdoB/Betim), no início da manhã Rebelo fez uma visita ao Sindicato dos Metalúrgicos. Depois, esteve na Câmara Municipal, onde recebeu o título de Cidadão Honorário do município.

Rebelo chegou ao Sindicato às 8h30, sendo recebido pelo presidente da entidade, Marcelino da Rocha, pela Diretoria, funcionários, políticos e militantes do PCdoB. Emocionado com a acolhida dos metalúrgicos, disse que estava realizando um desejo antigo.

"É uma grande alegria e uma honra visitar as companheiras e os companheiros de Betim e a sede do Sindicato. Era uma expectativa muito antiga fazer essa visita. Desde os tempos de estudante, desde as batalhas sindicais – que eu sempre acompanhava pela imprensa–, e pelo respeito e o carinho à combatividade, à persistência, à luta em defesa dos trabalhadores. Acompanhei, muitas vezes, o enfrentamento do Sindicato à violência e à intransigência patronal, principalmente com a maior empresa da base do Sindicato.

Procurei, sempre que possível, manifestar minha solidariedade ao Sindicato e aos trabalhadores. Então, é a realização de um desejo, de uma vontade, visitar o Sindicato. Trazer pessoalmente minha admiração, meu carinho, meu respeito, não só pela entidade, pela sua direção atual, mas também aos companheiros que hoje não estão mais na diretoria, e que ajudaram a construir esse caminho, e aos trabalhadores que a entidade representa", disse.

O presidente da Câmara dos Deputados também comentou sobre as eleições e as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. "Estamos em um ano de grande luta e de grande encruzilhada política no Brasil, que são as eleições presidenciais.

E, quando se elege um presidente da República, a luta pelo espaço de poder para influenciar na economia, na política, na política social do País se concentra na escolha desse nome do presidente da República. Não é por acaso que é em torno dos presidentes que as batalhas acontecem. Nós lembramos, aqui, o caso do Getúlio Vargas, do Juscelino, do João Goulart, porque foi em torno desta batalha, da eleição do presidente ou dos governos, que os embates sociais no Brasil aconteceram.

Por isso, não podemos nos enganar, nem nos equivocar. Sempre digo que por mais que você procure num rio você nunca vai encontrar mais do que duas margens. Ou você nada para um lado ou nada para o outro. Ou desce correnteza abaixo. Então, numa batalha desta natureza, não temos muita alternativa. Ou escolhemos um campo onde possamos concentrar energias para lutar por um País mais justo, mais equilibrado, mais soberano, pelos direitos do povo, ou o outro lado, que geralmente contesta essa linha e essa política. E numa hora dessas os trabalhadores, os movimentos populares e os sindicatos mais importantes têm um papel fundamental a cumprir, pois são as referências que se posicionam no campo de batalha".
                                                   Homenagem

Do Sindicato, Aldo seguiu a pé até a Câmara Municipal, localizada a duas quadras, sendo recebido por centenas de pessoas, dentre elas o presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Ezequiel Ramos; o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), vereadores, deputados, sindicalistas, lideranças comunitárias e populares.

Em seu discurso, Rebelo falou da satisfação e da importância de ser um cidadão betinense. "É com grande alegria que visito Minas Gerais, Betim, o Sindicato dos Metalúrgicos e a Câmara Municipal. Receber este título de Cidadão Honorário é para mim uma honra, mas, também, uma enorme responsabilidade, um compromisso com a cidade, suas cidadãs e cidadãos".

O presidente também destacou o Estado que, se segundo ele, é a "síntese do Brasil". "Minas Gerais é o ponto de equilíbrio deste território continental. O Brasil tem neste Estado seu centro de gravidade, assim tem sido ao longo da história. Minas, historicamente, manteve em nível nacional representatividade política, social e sindical, sendo também um pólo de produção. E Betim é o ponto de encontro da história de Minas, e expressa as lutas sociais do Brasil contemporâneo. O Brasil é esta promessa de civilização democrática, mas ainda um País carregado de abismos, cheio de desigualdades e desequilíbrios", concluiu.
Para o vereador Geraldo Pimenta, a visita de Aldo é um marco na história política de Betim. "Pela primeira vez, nas últimas décadas, o presidente da Câmara dos Deputados vem ao nosso município, uma cidade operária, geradora de riquezas para o País. Esta visita é um reconhecimento ao nosso trabalho, e reforça nossa luta por um Brasil mais justo para todos. Agora, convidamos Aldo Rebelo a se tornar o mais novo cidadão de Minas e o mais novo cidadão de Betim. Esta é uma homenagem dos vereadores e da população de Betim a uma pessoa que dignifica o Brasil e a política brasileira".
Fonte: Eliezer Dias

Jornalista – MG 06553 JP