Entidades se preparam para os grandes atos de 28 de junho

É grande a mobilização para 28 de junho — dia em que a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) promove manifestações em todo o país. Cada ato deve apresentar os principais eixos de luta do Projeto Bra

O Projeto Brasil também defende geração de emprego e renda, mais investimentos em saúde, educação, entre outras importantes bandeiras. Para Antonio Carlos Spis, coordenador da CMS e novo secretário de Finanças da CUT, é possível transformar esse documento em pólo aglutinador das diversas forças políticas de esquerda no país.

“A CMS cumpre esse papel de reunir as principais entidades nacionais e debater estratégias e ações comuns”, afirma Spis. “O Projeto Brasil será mais um importante elo entre essas entidades, que afinam seus discursos e propostas em torno de bandeiras comuns de reivindicação.”

A Executiva Nacional da CUT reitera a convocação para o conjunto de sua militância. Dirigentes da central esperam participação ativa dos sindicalistas das manifestações. “Fortalecer a ação do movimento social organizado é fundamental para a construção de um Brasil justo, solidário e soberano”, destacou a página da CUT na Internet.

Reforma urbana
Também no dia 28, ocorre a Jornada de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade. A manifestação será promovida por Conam (Confederação Nacional de Associações de Moradores), UNMP (União Nacional por Moradia Popular), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia); FNRU (Fórum Nacional de Reforma Urbana), entre outras entidades.

A Jornada de Lutas tem três objetivos: 1) aumentar a visibilidade dos problemas urbanos no Brasil, pressionando o poder público a implementar políticas que garantam o direito à moradia e o direito à cidade; 2) lançar a campanha “Olho no Seu Voto”, voltada para as eleições de 2006, com propostas concretas para a política urbana do nosso país para os próximos quatro anos; e 3) fortalecer e participar ativamente da iniciativa da CMS  na construção Projeto Brasil.

Atividades

Na capital paulista, o ato da CMS terá concentração, a partir das 10 horas, na Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Teatro Municipal). De lá os manifestantes sairão, ao meio-dia, em passeata até a Praça da Sé, onde haverá ato político às 15 horas.

Em Curitiba (PR), a manifestação será marcada pela exigência da anulação do leilão da Vale do Rio Doce, além do lançamento do Projeto Brasil. A atividade acontece às 12 horas, na Boca Maldita, tradicional palco de manifestações políticas da capital paranaense.

Já em Florianópolis (SC), as atividades terão início às 14 horas, na Esquina Democrática (Rua Felipe Schmidt), com apresentações culturais, panfletagem e apresentação do Projeto Brasil. Às 16 horas, está prevista uma panfletagem no Terminal Urbano do Centro (Ticen).

Em Fortaleza (CE), a concentração acontece na Praça do Ferreira, às 16 horas.

Organização
Os atos da próxima quarta-feira foram deliberados em reunião da CMS que ocorreu na sede da CUT, em São Paulo, no dia 17 de maio. Também se definiu incentivar todos os estados a realizar manifestações localizadas, sob o tema geral de “Direitos para o povo — o Brasil que queremos”.

Desde 26 de maio, a CMS tem promovido reuniões semanais para organizar e divulgar a atividade.

Da Redação,
com dados da Agência CUT