Sem categoria

Sorrentino: Hora de decisões políticas elevadas

"O ambiente político em que se realiza a Convenção Nacional Eleitoral indica que se tratará de um debate de dimensões importantes não só para o projeto eleitoral do Partido, como também para

* Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização do PCdoB

No dia 29 de julho se reunirão os comunistas na 1ª Convenção Nacional Eleitoral. O ambiente político em que se realiza indica que se tratará de um debate de dimensões importantes não só para o projeto eleitoral do Partido, como também para a aliança com a candidatura Lula e os destinos do país. É a hora de deliberar, coletiva e democraticamente, sobre a perspectiva apontada no documento nacional: “o PCdoB construirá condições para uma coligação nacional formal entre PCdoB, PT e PSB, tendo por candidato presidencial Luis Inácio Lula da Silva, assegurados os interesses da plataforma de avanço no projeto mudancista e do projeto eleitoral partidário, majoritário e proporcional”. Devido às injunções dessa construção, a data da Convenção foi adiada de 14 para 29 de julho, evidenciando a importância das deliberações em jogo.

 

O Estatuto aprovado no 11º Congresso inovou na formulação do papel desse fórum partidário, equiparando suas decisões às de um Congresso, que não carecem mais de ratificação do Comitê Central, como era anteriormente.

 

É necessário ser conseqüente com a mobilização para a Convenção. Eleitos os delegados e delegadas em cada Estado, é preciso garantir a presença da delegação, assegurar a taxa de inscrição e a exigência de estar em dia com a contribuição partidária por parte de cada um. No caso de impossibilidade de comparecimento dos(as) titulares é preciso mobilizar os(as) suplentes e ajuizar politicamente as situações em que se realizam convenções estaduais na mesma data, de modo a não prescindir da presença de delegações de todos os Estados. Não se justifica ausência da delegação completa no fórum nacional de deliberação partidária.

 

Outros problemas de mobilização devem ser bem equacionados. Como se sabe, a Convenção nacional se realiza de forma concentrada; os trabalhos se abrem com o Informe Político às 9 horas e os debates e deliberações vão até 17 horas; após isso se realiza o ato político, com a presença de nosso candidato à Presidência. Portanto, a chegada das delegações em tempo hábil para a abertura dos trabalhos é muito importante.

 

Para agilizar os trabalhos o credenciamento deve ser realizado já na noite anterior, no hotel e se encerra às 12 horas do dia 29. Uma outra recomendação é particularmente importante para as delegações. Trata-se de ordenar, tanto quanto possível antecipadamente, os pedidos de inscrições para intervir na Convenção, garantindo a representatividade dos principais dirigentes e candidatos partidários. Como se sabe, as intervenções serão em número limitado, tornando necessário que sejam equacionadas no seio de cada delegação, evitando espontaneísmo e atropelos.

 

A 1ª Convenção Nacional Eleitoral exigirá dos comunistas, assim,  a costumeira conseqüência política com que encaramos os fóruns magnos de deliberação partidária.