China deve autorizar construção de parque da Disney em Xangai

A companhia de entretenimento Disney confirmou seu interesse em construir um novo parque temático em Xangai (leste da China), faltando apenas o sinal verde do Governo chinês para iniciar as obras, informou neste sábado (24/06) o jornal "C

O prefeito de Xangai, Han Zheng, já havia confirmado em março os contatos entre a Disney e as autoridades para construir o parque. Seria o sexto da franquia — o terceiro na Ásia e o segundo na China.

Após meses de silêncio por parte da Disney, que parecia menos interessada no projeto que a própria prefeitura de Xangai, o presidente do grupo, George Mitchell, confirmou as conversas. Mitchell, em viagem de negócios a Pequim, declarou ao "China Daily" que agora espera a aprovação do Conselho de Estado (Governo central) para iniciar a construção.

Os boatos sobre uma Disneylândia em Xangai circulam na imprensa chinesa há quase cinco anos. A abertura do parque temático de Hong Kong, em setembro de 2005, fortaleceu os rumores.

As conseqüências
"Há um grande número de habitantes na área de Xangai, e um novo parque não terá efeito negativo. É como ter parques na Califórnia (oeste dos EUA) e Flórida (leste)", comentou o presidente da Disney Group.

Se o projeto sair do papel, a China seria no único país, além dos Estados Unidos, com mais de um parque Disney. Atualmente há cinco unidades: Anaheim (Califórnia) e Orlando (Flórida), inaugurados em 1955 e 1971; Tóquio (1983); Paris (1992); e o de Hong Kong, que não tem dado os lucros esperados.

Em 1998, a Disney já mostrava a sua intenção de captar o enorme potencial do público chinês com a adaptação para o cinema de uma das mais famosas lendas tradicionais chinesas, "Mulan". Porém, a visão ocidental da história fez a animação obter na Europa e América que na Ásia.

O sucesso da Disney no Oriente se deve, em parte, ao fato de que países como Japão, Coréia do Sul e China consideram seus filmes e produtos destinados ao adulto tanto quanto às crianças.