Ato político em defesa do Amazonas marca convenção do PCdoB/AM

Cerca de 600 delegados eleitos em 32 convenções municipais participaram da convenção eleitoral do PCdoB/AM neste sábado, dia 24. O evento definiu a coligação para os candidatos proporcionais e delegou à Com

Um ato político em defesa do presidente Lula e em defesa do Amazonas marcou a convenção eleitoral do PCdoB na manhã do último sábado. Aproximadamente 600 delegados eleitos em 32 convenções municipais participaram da atividade, que definiu a coligação para os candidatos proporcionais e delegou à Comissão Política Estadual do Partido a tarefa de negociar com as demais legendas o nome do candidato ao governo e ao Senado.

Sete partidos amazonenses participaram do ato. PT, PSB, PPS, PL, PDT, Prona e PMN saudaram a convenção eleitoral e falaram da importância do PCdoB no quadro eleitoral amazonense.

O presidente estadual do PSB, Marcelo Corrêa, destacou a caminhada histórica junto ao PCdoB e se mostrou otimista em relação à próxima eleição. “Estamos juntos rumo a mais uma vitória”, afirmou.

Já o presidente do PT, João Pedro, falou sobre o compromisso com a democracia e com o presidente Lula. “Temos que derrotar os traidores do Brasil. Artur e Amazonino são inimigos dos trabalhadores”, disse. O PT do Amazonas decidiu caminhar ao lado do governador Eduardo Braga (PMDB) nas eleições majoritárias.

O senador Jefferson Peres, representante do PDT, não descartou a hipótese de um novo apoio a Lula. “Nós apoiamos o Lula no segundo turno. Nos afastamos agora, mas não fazemos uma oposição raivosa. Nada impede que apoiemos Lula novamente”, revelou.

O presidente nacional do PL e ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, se disse feliz por estar junto mais uma vez com o PCdoB. Ele disputará a vaga do Senado.

Além de indicar os nomes para concorrer às eleições proporcionais, a direção executiva do PCdoB também discutirá nomes para a suplência de senador, caso apóie Nascimento, e outras opções para deputado federal. Atualmente, há cinco candidatos para a Assembléia Legislativa do Estado. São eles o deputado estadual Eron Bezerra, candidato a reeleição, o advogado Francisco Félix, do município de Boca do Acre, o professor Gracildo Costa, de Benjamin Constant, o vice-prefeito de Manacapuru, Elias Pinheiro e a vereadora de Manaus, Lúcia Antony. Para a Câmara Federal, o nome apontado é o de Vanessa Grazziotin, candidata a reeleição e do defensor público Antonio Ederval.

Quadro atual

O deputado estadual Eron Bezerra era apontado como o nome para concorrer ao governo do Estado no início das negociações partidárias, porém o PCdoB decidiu recuar pelo fato de só ter o apoio do PSB, PL e PSL. “Vamos ter uma opção para os eleitores amazonenses. Esse nome será escolhido até o dia 30”, explicou o presidente estadual da legenda, Antônio Levino.

Atualmente, três pré-candidatos ao Governo do Estado se apresentam: Eduardo Braga (PMDB), que concorre à reeleição; Amazonino Mendes (PFL) e Artur Neto (PSDB). Entre estes, apenas Braga apóia a reeleição de Lula.

De Manaus,
Mariane Cruz e Alessandra Campêlo