Sem categoria

Nádia Campeão será vice na chapa de Mercadante

Aconteceu ontem na capital paulista a convenção eleitoral do PCdoB/SP. Na ocasião, o senador do PT, Aloízio Mercadante convidou Nádia Campeão para ser candidata a vice-governadora em sua chapa ao governo do estado.

A Convenção Eleitoral de São Paulo foi feita ontem, 25, em clima de debate e festa. Mais de 2 mil pessoas compareceram à quadra do Sindicato dos Bancários, onde os comunistas tomaram suas decisões sobre as eleições 2006. Durante ato político realizado na convenção, o senador petista Aloízio Mercadante convidou oficialmente Nádia Campeão para ser sua companheira de chapa como candidata a vice-governadora.

Além da resolução, foram apresentados à convenção um livrete com um balanço dos 12 anos de governo dos tucanos em São Paulo e um documento com diretrizes programáticas para um novo governo.

Ato político

Ao fim da Convenção foi realizado um ato político que contou com a presença dos movimentos sociais, do presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, do senador e candidato a governo de São Paulo, Aloízio Mercadante e do senador candidato à reeleição, Eduardo Suplicy, além de Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados e candidato a deputado federal pelo PCdoB de São Paulo.

Coube a Nivaldo Santana, deputado estadual e vice-presidente do PCdoB/SP, apresentar os termos da resolução política que indicava a coligação majoritária e proporcional com o Partido dos Trabalhadores, além de consolidar a chapa de candidatos a deputado estadual e federal.

Walter Sorrentino, representando o Comitê Central do PCdoB, falou da importância da aliança com o PT para derrotar as forças do tucanato no estado. Paulo Frateschi, do PT, ressaltou que a aliança entre os partidos tem dimensão estratégica e que a coligação era natural e importante para a batalha pela reeleição de Lula e pela vitória de Mercadante.

Jamil Murad, representando os candidatos, ressaltou o compromisso dos comunistas de fazer uma grande campanha, politizada e combativa em todo o estado. Nádia Campeão afirmou que a batalha do governo do estado está apenas começando e que a coligação vai levar a disputa para o segundo turno, com chances reais de vencer, deslocando o PSDB do governo de São Paulo.

O senador Suplicy agradeceu o apoio do PCdoB e convidou, de acordo com a indicação do PCdoB, Gilson Menezes para ser o primeiro suplente em sua chapa para o senado.

Já Aldo Rebelo destacou a dimensão histórica da luta que está sendo travada  pela reeleição de Lula e por um desenvolvimento acelerado da economia em benefício da independência do país e do povo.

Contra o conservadorismo paulista

O candidato ao governo de São Paulo, Aloízio Mercadante, afirmou que ao longo de sua militância, sempre esteve lado a lado com os comunistas e que esta trajetória é o que lhe dava convicção de que a aliança é essencial. Lembrou da batalha eleitoral de 1989 em torno de Lula e o papel que os comunistas em geral e, particularmente João Amazonas, cumpriram para impulsionar a candidatura e abrir caminho para a vitória que viria em 2002. Afirmou ainda que sua candidatura será instrumento para derrotar a oposição conservadora e colocar São Paulo em sintonia com as mudanças que Lula faz no país.

Ao fazer o convite a Nádia Campeão para compor sua chapa ao governo de São Paulo, Mercadante ressaltou que a comunista agregará a capacidade de luta de mulher e militante à sua campanha e que está convencido que começava ali uma campanha conjunta que só acabará na posse no Palácio dos Bandeirantes.

De São Paulo,
Rovilson Britto