Senador José Maranhão anuncia candidato a vice-governador
Depois de muita discussão, o Senador José Maranhão anunciou nesta quarta-feira o nome do candidato que disputará as próximas eleições como vice-governador em sua chapa. O nome indicado foi o do Vereador Luciano Car
Publicado 28/06/2006 18:42 | Editado 04/03/2020 16:54
A escolha se deu após inúmeras discussões da Frente de Esquerda sobre qual o melhor nome. O anúncio foi feito agora há pouco pelo próprio candidato a governador na Associação Paraibana de Imprensa (API), em João Pessoa. Maranhão destacou que o nome de Luciano foi escolhido por consenso entre todas as forças e partidos políticos que o apóiam.
Luciano Cartaxo Pires de Sá, de tradicional família de políticos em Sousa, é o único vereador paraibano do PT a conquistar três mandatos consecutivos. Iniciou sua carreira como militante do movimento estudantil (foi aluno e graduou-se em Farmácia, pela UFPB) e, atualmente, é líder do governo municipal na Câmara de Vereadores.
Durante dois mandatos, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e, como farmacêutico e parlamentar, trabalhou na defesa e na divulgação ampla do medicamento genérico como forma de inclusão social. Ele criou também o Fórum Permanente de Defesa dos Usuários de Medicamentos.
É conhecido no PT e no meio político como um moderado, sem arestas, capaz de conviver com as mais distintas correntes e segmentos partidários. Na Paraíba, foi um dos expoentes da Articulação, tendência petista majoritária que no plano nacional seguia a liderança de José Dirceu e José Genoíno.
Luciano mantém convivência política amistosa com seus adversários na Câmara e, mesmo em defesa das matérias de interesse do prefeito Ricardo Coutinho, não radicaliza nem entra em confronto com a bancada da oposição.
Além do nome de Luciano Cartaxo, o senador José Maranhão anunciou o de Edivaldo Rosas, presidente do Diretório Municipal do PSB, como suplente do senador Ney Suassuna (PMDB), que disputa a reeleição para o Senado.