Cineasta argentino morre aos 47 anos em hotel de São Paulo

A embaixada argentina no Brasil confirmou, nesta quinta-feira (29/06), que o cineasta Fabián Bielinsky — conhecido internacionalmente pelo bem-sucedido "Nove Rainhas" — morreu na quarta (28) à noite, enquanto dormia em u

O jornal argentino "Clarín" cita como causa da morte (ainda não confirmada oficialmente) um infarto. O diretor tinha 47 anos. Segundo uma fonte da embaixada,  Bielinsky estava hospedado no hotel Marriot e morreu sozinho, dentro do seu quarto, que estava trancado por dentro. Funcionários foram obrigados a derrubar a porta.

Como Bielinsky era judeu, a autópsia do cadáver ainda não havia sido realizada até esta tarde. O consulado argentino em São Paulo e uma pessoa ligada ao cineasta estavam organizando os trâmites relativos à repatriação do corpo, acrescentaram as fontes.

Biografia
Fabián Bielinsky nasceu em 3 de fevereiro de 1959, na cidade de Buenos Aires. Formou-se em 1983 no Instituto Nacional de Cinematografia e trabalhou durante mais de 15 anos como ajudante de direção em cinema e publicidade.

Em 1998, obteve o primeiro prêmio no concurso de Novos Talentos organizado pela produtora Patagonik Film Group, o que lhe permitiu realizar seu filme de estréia, "Nove rainhas". A produção foi um sucesso de crítica e público, que lhe valeu mais de 20 prêmios internacionais, em festivais como os de Biarritz, Bogotá, Lima e Oslo.

Seu segundo filme como diretor, "El Aura", protagonizado por Ricardo Darín, recebeu na segunda-feira passada seis prêmios "Condor de prata", o mais importante reconhecimento do cinema argentino. As premiações foram para melhor diretor, ator (Ricardo Darín) e filme, entre outras.