Jéferson Ávila sistematiza orientações de marketing político e assessoria na campanha
Marketing político e o papel das assessorias de campanha
O Marketing Político ou a comunicação de campanha, vem s
Publicado 04/07/2006 17:06 | Editado 04/03/2020 17:15
É impossível pensar em eleições, nos dias de hoje, sem pensar nas estratégias de comunicação dos candidatos. A propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos coloridos e pichar os muros da cidade com o nome do candidato. Há tempos que as campanhas eleitorais deixaram de ser intuitivas e se tornaram racionais, os palpites gratuitos cederam lugar à pesquisa; os temas principais, com determinadas palavras-de-ordem, aparentemente corretas, mas aleatórias, agora têm origem em slogans com conceito e estratégia. Enfim, a propaganda política deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional. Neste sentido, o nosso Partido tem evoluído e mostrado muito profissionalismo. Por outro lado, esta campanha tem uma característica própria e inusitada, a rigidez da lei eleitoral vigente. Diante dos novos desafios, as assessorias de comunicação terão um papel primordial na elaboração do plano de marketing dos candidatos. Teremos uma campanha restrita a impressos gráficos, sendo vedada a utilização e confecção de brindes, outdoors e etc. É importante considerarmos alguns elementos que compõem o quadro de planejamento de uma campanha: 1. Qual o meio ambiente (espaço) que será realiza a campanha eleitoral. Onde proporcionará oportunidades e ameaças ao sucesso do candidato; 2. A definição do gemmck, marcas do candidato, a escolha de propostas, definição de temas específicos a serem tratados e a adoção de um estilo pessoal que conserve e amplie suas qualidades. 3. Uso das mídias. É imprescindível que as coordenações de campanha e assessorias tracem uma estratégia de divulgação envolvendo as mídias de massa e alternativas; 5. Definição dos segmentos de eleitores que serão atingidos pela campanha; 6. Acompanhamento e revisão contínua e sistemática de resultados que impliquem em reorientação da campanha. O (a) candidato(a) A imagem do candidato, bem como suas marcas, são umas das peças mais importantes de uma campanha eleitoral. Os resultados positivos de uma eleição sempre estão ligados ao: Além disso, é preciso que sejam incorporados alguns macetes ao processo, como: · Utilização de maquilagem para gravação de vídeo e seção de fotos (sempre recorrer a um profissional, lembrando que a maquilagem é para dar clareza e não para carregar a imagem do candidato); Estratégia de Comunicação alternativa Como já havíamos tratado anteriormente, nesta eleição os meios (mídias) alternativos de comunicação serão o grande carro chefe das campanhas. A seguir vou apresentar algumas possibilidades de divulgação das candidaturas, que foram apresentadas no encontro de POA. · Produção de materiais direcionados aos jovens. Ex: poderão ser confeccionados folders em formato de história em quadrinhos; Uso da internet nas eleições A internet, bem utilizada, pode jogar um papel importante nas eleições. Para isso, é importante que as assessorias tenha em mente a produção de páginas de qualidade e com atrativos para os amantes desta ferramenta da comunicação. As páginas devem ser objetivas e claras, dispor de meios de interação e que possam ganhar o eleitor. Estas são algumas dicas, diga-se de passagem, importantes para o êxito de nossas candidaturas. Por fim, a comunicação por si só não faz milagres, é importante, que o coletivo partidário jogue o peso necessário na multiplicação dos votos e na amarração dos apoiadores. Jeferson Jonas Àvila |