Jéferson Ávila sistematiza orientações de marketing político e assessoria na campanha

Marketing político e o papel das assessorias de campanha 

 

            O Marketing Político ou a comunicação de campanha, vem s

É impossível pensar em eleições, nos dias de hoje, sem pensar nas estratégias de comunicação dos candidatos. A propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos coloridos e pichar os muros da cidade com o nome do candidato. Há tempos que as campanhas eleitorais deixaram de ser intuitivas e se tornaram racionais, os palpites gratuitos cederam lugar à pesquisa; os temas principais, com determinadas palavras-de-ordem, aparentemente corretas, mas aleatórias, agora têm origem em slogans com conceito e estratégia. Enfim, a propaganda política deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional. Neste sentido, o nosso Partido tem evoluído e mostrado muito profissionalismo.
Por outro lado, esta campanha tem uma característica própria e inusitada, a rigidez da lei eleitoral vigente. Diante dos novos desafios, as assessorias de comunicação terão um papel primordial na elaboração do plano de marketing dos candidatos. Teremos uma campanha restrita a impressos gráficos, sendo vedada a utilização e confecção de brindes, outdoors e etc.
É importante considerarmos alguns elementos que compõem o quadro de planejamento de uma campanha:
1. Qual o meio ambiente (espaço) que será realiza a campanha eleitoral. Onde proporcionará oportunidades e ameaças ao sucesso do candidato;
2. A definição do gemmck, marcas do candidato, a escolha de propostas, definição de temas específicos a serem tratados e a adoção de um estilo pessoal que conserve e amplie suas qualidades.
3.  Uso das mídias. É imprescindível que as coordenações de campanha e assessorias tracem uma estratégia de divulgação envolvendo as mídias de massa e alternativas;
5.  Definição dos segmentos de eleitores que serão atingidos pela campanha;
6.  Acompanhamento e revisão contínua e sistemática de resultados que impliquem em reorientação da campanha.

 

O (a) candidato(a)

 

A imagem do candidato, bem como suas marcas, são umas das peças mais importantes de uma campanha eleitoral. Os resultados positivos  de uma eleição sempre estão ligados ao:
·       nome do candidato;
·       sua história de lutas;
·       na sua habilidade em utilizar a mídia de massa;
·       na sua capacidade de se projetar.

 

Além disso, é preciso que sejam incorporados alguns macetes ao processo, como:

 

·          Utilização de maquilagem para gravação de vídeo e seção de fotos (sempre recorrer a um profissional, lembrando que a maquilagem é para dar clareza e não para carregar a imagem do candidato);
·          Ter sempre de posse do candidato e ou da assessoria, um kit básico de maquilagem (pó, base, manteiga de cacau, colírio);
·          Definir juntamente com o candidato, o vestuário da campanha, tendo no máximo 5 (cinco) camisas e 2 (dois) casacos que serão utilizados durante a campanha. Esta estratégia contribui no fortalecimento da imagem do candidato;
·          Elaborar, com antecedência, os textos que serão gravados para os programas eleitorais. É importante que o candidato dedique parte do dia para treinar o texto e os seus discursos na frente do espelho, bem como, utilizar as técnicas para aquecimento da voz e dicção (falar com um lápis na boca, aquecimento dos músculos do rosto, bocejos, etc);
·          O olhar é tudo no vídeo. O candidato precisa ter personalidade e ser o mais natural possível, passando para o eleitor segurança e conhecimento de causa;

 

Estratégia de Comunicação alternativa

 

Como já havíamos tratado anteriormente, nesta eleição os meios (mídias) alternativos de comunicação serão o grande carro chefe das campanhas. A seguir vou apresentar algumas possibilidades de divulgação das candidaturas, que foram apresentadas no encontro de POA.

 

·          Produção de materiais direcionados aos jovens. Ex: poderão ser confeccionados folders em formato de história em quadrinhos;
·          Os formatos dos materiais poderão ser mais descontraídos. Ex: adesivos de para choque poderão ser substituídos por CD`s para vidro, que podem ser fixados a hora que o apoiador da campanha quiser, sem trazer  transtornos para o mesmo;
·          Bike-door – bicicletas circulando com cartazes dos candidatos;
·          Bike-som – bicicletas adaptadas com caixa de som;
·          Pinturas em muros (exceto em locais públicos). É importante ter em mão autorização do proprietário;
·          Carros plotados com foto e número do candidato;
·          Grafitagem;
·          Envio de torpedos pelo celular (ver com as empresas de celular, se existe forma de mandar mensagens em massa pela internet para celulares);
·          Produzir vídeos dos candidatos para serem apresentados em reunião de campanha, principalmente em datas que o candidato não vai poder estar;
·          Produção de bonecos dos candidatos;
·          Estimular os apoiadores e militantes a produzirem cartazes manuscritos para os seus contatos, pedindo o apoio e voto aos nossos candidatos;
·          produção de mini-outdoor (1,5 x 2,0 m).

 

            Uso da internet nas eleições

 

A internet, bem utilizada, pode jogar um papel importante nas eleições. Para isso, é importante que as assessorias tenha em mente a produção de páginas de qualidade e com atrativos para os amantes desta ferramenta da comunicação.  As páginas devem ser objetivas e claras, dispor de meios de interação e que possam ganhar o eleitor.
Até o momento, apenas as páginas ponto can (gratuitas), poderão ser utilizadas pelos candidatos. Por este motivo, é preciso correr para produzir boas páginas. Vou apresentar agora algumas dicas, que também foram disponibilizadas no encontro de POA.
·          Produzir páginas limpas, de qualidade e que atraiam os internautas;
·          se possível disponibilizar chat uma vez por semana para debate com os candidatos;
·          solicitar junto ao TRE banco de dados dos locais de votação, e disponibilizar na página do candidato a possibilidade dos internautas efetuarem pesquisas sobre os seus locais de votação;
·          Disponibilizar a impressão de colinhas para a votação;
·          Conter links para outras páginas, orkut do candidato, páginas das majoritárias, etc;
·          Se possível, disponibilizar os vídeos da campanha ou pequenos vídeos clipes dos candidatos;
·          Incluir nos programas de tv e nos materiais o endereço da página do candidato;
·          Divulgar e atualizar a agenda do candidato, bem como, horários dos programas de tv;
·          Enviar boletins semanais com, no máximo, quatro pequenos tópicos remetendo a página do candidato;

 

Estas são algumas dicas, diga-se de passagem, importantes para o êxito de nossas candidaturas. Por fim, a comunicação por si só não faz milagres, é importante, que o coletivo partidário jogue o peso necessário na multiplicação dos votos e na amarração dos apoiadores.

 

 

Jeferson Jonas Àvila
Jornalista, Secretário de Comunicação do PCdoB de Chapecó, e membro da coordenação de campanha dos candidatos a Deputado Paulinho e Valduga.