Obrador pode convocar protestos no México

O candidato da oposição à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, vai convocar protestos públicos, se necessário, para garantir a lisura nas apurações.

Assessores de López Obrador disseram que inicialmente o candidato vai levar seu questionamento às autoridades eleitorais, mas que pode convocar manifestações populares contra eventuais manipulações a favor do candidato conservador Felipe Calderón. "Não estamos convocando manifestações imediatas, mas é claro que isso pode acontecer em determinado momento", disse Manuel Camacho Solis, principal articulador político de Obrador. Ele disse que a base do candidato já está pressionando para que ele leve os protestos às ruas. "As pessoas não querem negociação, não querem que aceitemos o resultado, mas temos de orientar o movimento politicamente, para que ele não acabe em um confronto maior", afirmou.

O coordenador da campanha de Obrador, Jesus Ortega, também disse que os protestos públicos são uma opção óbvia. "Exerceremos nossos direitos e liberdades políticas, se necessário, caso consideremos que houve irregularidades e que nada está sendo feito dentro da lei para corrigi-las", disse ele. O Partido da Revolução Democrática (PRD) montou uma equipe de especialistas para reunir evidências de que houve irregularidades durante o pleito. "Estamos comprometidos com os cidadãos a agir, a defender a vontade de milhões de mexicanos", disse o candidato na noite de segunda-feira.

Sistema eleitoral

Calderón insiste que os números preliminares são claros o suficiente. Seu partido, o Partido da Ação Nacional (PAN ), vai pedir ao Instituto Federal Eleitoral (IFE) que o declare vencedor da eleição já na quarta-feira. Ele é o candidato preferido da elite mexicana importante aliado dos Estados Unidos na América Latina, contrapondo-se à tendência progressista representada por Argentina, Bolívia, Brasil, Uruguai e Venezuela. Os mercados financeiros vêm apostando na vitória de Calderón. A bolsa mexicana subiu 4,8 por cento na segunda-feira e mais 1,9 por cento na manhã de terça.

O sistema eleitoral mexicano está sendo submetido a um teste rigoroso devido à diferença escassa no número de votos entre os candidatos. Segundo o primeiro-secretário do Partido Popular Socialista do México (PPSM), Cuauhtémoc Amezcua Dromundo, o IFE tem se mostrado a favor do PAN e Calderón. Segundo ele, dos nove integrantes daquele Instituto fora quatro são vinculados àquele partido conservador — entre ele o presidente Luis Carlos Ugalde. O PRD pediu que a apuração definitiva que o IFE iniciará na quarta-feira nos 300 distritos eleitorais seja feita de maneira exaustiva. O presidente do partido, Leonel Cota, também criticou os resultados preliminares. Na quarta-feira começará a apuração das atas de 130.488 mesas eleitorais para proclamar o novo presidente da República.

Com agências