CGU vai investigar fraudes na compra de ônibus escolares

A Controladoria Geral da União vai investigar as fraudes na compra de ônibus escolares em municípios de todo o país entre os anos de 2000 e 2003. De acordo com o ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, o esquema de fraude

Descobrimos irregularidades inicialmente concentradas nos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Estamos, agora, fazendo essa verificação para o país todo e nos convênios que foram celebrados entre os anos de 2000 e 2003", disse Hage em entrevista à Rádio Nacional.

O ministro destacou que as fraudes na compra de ônibus escolares são do governo anterior, já que, atualmente, esse programa foi modificado. Agora, os recursos para a compra de veículos de transporte escolar não são mais repassados aos municípios.

"O antigo programa, que era para a aquisição de veículos escolares, foi transformado num programa de apoio, manutenção e locação de veículos escolares. Acabou aí o prato em que essa máfia costumava alimentar-se", disse.

De acordo com o ministro, também foram detectadas fraudes no programa de inclusão digital do Ministério da Ciência e Tecnologia. O esquema funcionava por meio de Organizações Não-Governamentais (Ongs) que eram formadas com o objetivo de fraudar o programa. Segundo o ministro, em alguns casos, havia ligações com parlamentares.

"Um programa da maior importância que visa a expandir o número de cidadãos que têm acesso à era digital e que, no entanto, vinha também sendo objeto de fraude e de falcatruas por parte de máfias semelhantes (à dos sanguessugas)", ressaltou.

Jorge Hage disse que essas quadrilhas que fraudam licitações atuam no Brasil desde a década de 90 e que a intenção da Controladoria é investigar, também, os convênios assinados durante aquele período.

Fonte: Agência Brasil