Ministros da Defesa sul-americanos se reúnem em Bogotá

Ministros da Defesa dos 13 países sul-americanos se reúnem a partir desta quinta-feira em Bogotá, na Colômbia, para debater estratégias regionais de combate ao narcotráfico e ao terrorismo na região.

Na pauta da reunião está a adoção de medidas bilaterais, subregionais e regionais, com ações concretas contra o tráfico de armas de fogo, munições, materiais explosivos e o terrorismo. A intenção dos ministros é “evitar que as fronteiras sejam um escudo para os narcotraficantes”, segundo as informações distribuídas pelo governo colombiano.



O evento será encerrado na sexta-feira, quando os ministros assinarão uma declaração conjunta, na qual estarão reunidas as ações discutidas durante os dois dias de debate.



Amazônia



Paralelamente a esse encontro, acontece também em Bogotá a Primeira Reunião Ministerial sobre Defesa e Segurança Integral da Amazônia. Representantes dos ministros de cada país irão mostrar as ações que poderão ser tomadas por suas forças armadas em prol da preservação da floresta.



As medidas que vierem a ser tomadas em Bogotá serão levadas por cada país para a 7ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, a ser realizada entre 1 e 5 de outubro, em Manágua, Nicarágua.