Obrador: “Jamais permitirei um retrocesso democrático”

O candidato a presidente Andrés Manuel Lopes Obrador, da coligação de centro-esquerda “Pelo Bem de Todos”, afirmou em entrevista ao jornal “La Jornada” que não permitirá um retrocesso democrático no México. Em tom duro, ele declarou que não aceitará o can

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), Obrador foi derrotado pelo governista Felipe Calderón nas eleições presidenciais de 2 de julho por apenas 0,52% dos votos. Há claras evidências de fraude no processo eleitoral, e por isso a chapa encabeçada pelo candidato oposicionista exige que seja realizada uma nova contagem de votos em todo o país.



Confira a seguir os principais trechos da entrevista de Obrador:



Governo de Calderón


Se Felipe Calderón pretende se impor da maneira como temos visto (por meio de uma fraude e de uma campanha de ódio), não é difícil imaginar como ele governaria: sem legitimidade, sem escrúpulos, sem moral, sem princípios, sem nada.



Consciência cidadã


Tenho confiança em nossa gente. Nossa principal defesa é a consciência de nossos cidadãos. Por mais que sejam feitas campanhas fraudulentas e de manipulação, não vão poder apagar uma eleição fraudulenta, que não expressa os votos colocados nas urnas em 2 de julho.



Retrocesso


Jamais permitirei um retrocesso democrático. Não podemos aceitar que seja cancelada a esperança de milhões de mexicanos. Não iremos regressar a etapas já superadas, de tempos em que não era o povo quem decidia livremente quem governava, mas sim as cúpulas do poder.



Manifestações pacíficas


O que eu disse no sábado irei repetir no próximo domingo: não podemos cair em nenhuma provocação. Se nos mobilizarmos pacificamente será algo extraordinário. Nós temos a razão, então não há motivos para cairmos na confrontação e nos insultos.



Princípios


A principal diferença é que nós somos distintos. O político tradicional costuma submeter-se e acaba sendo humilhado, pois abandona com facilidade seus princípios e convicções. Eu não sou um político tradicional! Não vou abandonar meus princípios e convicções!



Decisões democráticas


Durante este processo (de protestos pela recontagem dos votos), vamos procurar aplicar o método democrático. Será a população que está ao nosso lado que decidirá passo a passo o que iremos fazer. Não será apenas uma decisão dos dirigentes. Até mesmo nas decisões mais difíceis vamos utilizar esse mecanismo, pois assim a decisão majoritária é que definirá o rumo, o ritmo e a profundidade do movimento.