58º Reunião Anual da SBPC: UNE defende universidade pública

Com firmes palavras de Gustavo Petta, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a 58º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi aberta neste domingo (16/07), no centro de eventos da Universidade Federa

Como já ocorreu em outras edições da Reunião da SBPC, os estudantes iniciaram a cerimônia de abertura da reunião. O presidente da UNE destacou também a defesa da Amazônia afirmando que “devemos ocupar a Amazônia com conhecimento”. Em seguida, Elisa Campos, presidente da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), ocupou a tribuna da cerimônia para reivindicar maiores investimentos para a pesquisa, aumento no valor das bolsas de estudo e avanço nas políticas governamentais relacionadas a produção científica e tecnológica.


 


A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades políticas, cientistas, pesquisadores e dirigentes universitários. Entre as personalidades que prestigiaram a cerimônia estavam o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o secretário de Educação Superior, Nelson Maculan; a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcea Freire, entre outros.


 


Nelson Maculan, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou, em primeira mão, que o MEC e o Ministério da Ciência e Tecnologia vão conceder reajuste, ainda neste ano, às bolsas de mestrado e doutorado, no valor de 10%. O secretário enfatizou as iniciativas do Governo Federal e justificou o atraso a concessão do aumento no valor das bolsas devido aos entraves com a aprovação do orçamento no Congresso Nacional.


 


Já o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, destacou ações do governo na promoção da pesquisa e a atenção e esforço de Lula na materialização da política científica e tecnológica proposta ao país. Enfatizou o vinculo da política industrial à pesquisa científica. O ministro enfatizou a participação dos empresários no incentivo à pesquisa nacional, lembrando que o tema da reunião da SBPC este ano é SBPC&T – Semeando Interdisciplinaridade.


 


Segundo o ministro, devem-se fazer das aplicações de recursos públicos e da formação de quadros em ciência e tecnologia insumos mais poderosos para o desenvolvimento nacional. “Este ano, o Brasil formará mais de 10 mil doutores e as bolsas de mestrado e doutorado, que em 2002 somavam 11.400, alcançarão 16.200 até o final de 2006, um aumento de 42% no período”, afirmou Resende em seu pronunciamento.


 


O físico Enio Candotti, presidente da SBPC, encerrou a cerimônia criticando o excesso de leis que, segundo ele, restringem o desenvolvimento científico no país. Candotti se referia às restrições que impedem a atividade científica, especialmente às leis que regulam o acesso ao patrimônio genético no Brasil. No combate à biopirataria, a legislação atingiu o trabalho dos biólogos brasileiros que passaram a enfrentar uma burocracia, às vezes irracional, como reclamam, para coletar amostras. “É proibido proibir o estudo da natureza”, disse Candotti.


 


O presidente da SBPC mencionou também o problema da violência que afeta São Paulo e que constitui, segundo afirmou, uma séria ameaça aos direitos humanos. Para Candotti, a criminalidade precisa ser enfrentada com inteligência, preparo e obediência ao estado de Direito. Comparou a realidade dos presos da Detenção Provisória de Araraquara em São Paulo, que tiveram as portas lacradas por agentes, com as prisões de Guantanamo e do Iraque.


 


A cerimônia de abertura da SBPC homenageou os professores Glaci Zancan, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-presidente da SBPC, e Caspar Stemmer, ex-reitor da UFSC. Além disso, foram entregues os prêmios José Reis de Divulgação Científica, Érico Vanucci Mendes, Cientistas do Amanhã, Destaque do Ano na Iniciação Científica do CNPq/SBPC, Jovem Cientista do CNPq e Prêmio Juventude, da Secretaria Nacional da Juventude.


 


A 58ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 21 de julho com uma ampla programação de palestras, mesas-redondas, simpósios e encontros de cientistas das mais variadas especialidades.


 


De Florianópolis


Vinícius Puhl