Panamá terá referendo para definir futuro de seu Canal

O governo do Panamá realizará no dia 22 de outubro um referndo nacional para decidir o futuro de seu Canal, construção que corta a América Central e interliga os oceanos Atlântico e Pacífico. Pela primeira vez na história do país, sua população terá a pos

Por meio do referendo, o governo fará a seguinte pergunta: você aprova a construção do projeto que prevê a construção de uma terceira eclusa no Canal do Panamá? A população deverá simplesmente responder “sim” ou “não”. Caso a resposta majoritária seja positiva, estima-se que até 2014 a obra esteja concluída.



O governo é amplamente favorável à construção da terceira eclusa, mas setores da oposição pretendem fazer uma “campanha patriótica” pelo “não” no referendo. Para eles, a proposta do governo carece de base financeira sólida, condição que pode comprometer a economia do país.



A terceira eclusa



A obra e a região onde ela está situada foram administrados pelos Estados Unidos até 1999, quando seu controle passou ao Panamá, como previsto pelo Tratado Torrijos-Carter, assinado em 7 de setembro de 1977 pelos dois países.



O Canal tem 82 km de comprimento e possui duas eclusas atualmente (uma em cada oceano). O governo defende que uma terceira eclusa será capaz de modernizar e ampliar a capacidade da obra, que apenas em 2005 foi responsável por lucros de US$ 200 milhões ao país. Estudos mostram que, sem reformulações, o Canal poderá tornar-se obsoleto em menos de dez anos, por sua incapacidade para atender navios de grande porte.