Bolívia e Chile se reúnem e discutem saída para o mar

Os vice-chanceleres da Bolívia, Mauricio Dorfler, e do Chile, Alberto Van Klaveren, se reuniram na noite desta segunda-feira (17/7) em La Paz para tratar de assuntos de integração comercial e discutir a saída boliviana para o mar, sob controle chileno des

A visita do chileno à capital boliviana é o resultado de acordos firmados entre os presidentes Evo Morales e Michele Bachelet. Para o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, esse encontro é histórico. “Esse diálogo servirá para organizar o caminho para superar as controvérsias históricas existentes entre as duas nações desde a Guerra do Pacífico”, afirmou.



A intenção das autoridades bolvianas é criar uma relação amistosa com o Chile e, a partir desse bom entendimento, colocar à mesa possíveis acordos que permitam à Bolívia dispor novamente de uma saída para o mar.



A Guerra do Pacífico



Ocorrida entre 1879 e 1883, a Guerra do Pacífico uniu Bolívia e Peru para enfrentar o Chile. O conflito tem suas origens nas desavenças entre bolivianos e chilenos, por conta do controle sobre uma parte do Deserto de Atacama rica em recursos minerais.



Ao final do embate, Bolívia e Peru perderam valiosos e estratégicos territórios para o Chile. Os peruanos ficaram sem a província de Tarapacá, enquanto os bolivianos ficaram sem a província de Antofagasta, deixando assim de ter alguma saída para o mar.


Com agências.