Opus Gay, a entidade que contraria a Opus Dei

Leia o artigo Sobre a Opus Gay, escrito pelo comunista e militante negro Alexandre Braga. O texto explica o que é essa entidade portuguesa e menciona algumas de suas principais ações.

Sobre a Opus Gay


 


Por Alexandre Braga*


 


A Opus Gay é uma entidade criada em Portugal para promover a solidariedade entre a comunidade GLTB (gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais), bem como defender os direitos humanos das minorias sexuais e étnicas, tanto coletiva quanto individualmente. A Opus Gay realiza campanhas sociais e políticas como: “Stop Discrimination” – um guia com orientação para empregados e empregadores contendo informações antidiscriminação -, “União Européia pela Diversidade”, “Contra o Abuso de Crianças”, “Pela Moralização da Mídia”, “Pelo Voto Rosa” e as campanhas “Diálogo com os Sindicatos” e “Diálogo com as Igrejas”.


 


A Opus Gay tem feito pressão no sentido de alterar a legislação do Código de Trabalho e a Constituição Européia, naquilo referente aos interesses dessas minorias. A Opus  Gay compõem o Fórum Social Português e mantém laços com diversas organizações do movimento social e partidos políticos brasileiros. Diferentemente da Opus Dei, da Igreja Católica, a Opus Gay portuguesa defende o uso de preservativo e a união civil gay. Outra diferença entre ambas é que a Opus Gay condena a pedofilia, principalmente aquela  cometida por padres e autoridades eclesiais católicos.


 


Na Carta à Juventude Comunista, a Opus Gay pregava: “Nada na sociedade global que temos de enfrentar hoje é tabu. Nada é tabu numa sociedade progressista, laica, interventiva, dinâmica e democrática, que visa a melhoria das condições dos jovens, e a libertação do Homem, das muitas injustiças e discriminações, criando caminhos para uma nova mentalidade numa sociedade mais solidária, com menos exclusões sociais, e mais feliz”. A conclusão é de Antonio Serzedelo, presidente da Opus Gay. Recentemente foi lançado o livro Laboring for Rights – Union and Sexual Diversity across Nations (Trabalhando pelos Direitos – União e Diversidade Sexual nos Países), escrito pelo professor Gerald Hunt.


 


O endereço da Opus Gay na Internet é www.opusgay.org.


 


* Alexandre Braga é membro da executiva estadual da Unegro-MG e militante do PCdoB em Belo Horizonte