Profissionais de Psicologia vão discutir a questão da terra

“A ligação do homem com a terra é uma das questões mais sintomáticas da sociedade brasileira. É onde principiam as desigualdades. A impossibilidade do acesso à terra leva ao sofrimento e à miséria”. É com esta visão, sintetizada pelo vice-presidente do

No seminário estarão presentes quebradeiras de coco, comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores atingidos por barragens, indivíduos de acampamentos e assentamentos rurais, representantes dos sem-teto, grupos e movimentos ligados à questão da terra. “A terra é o centro por meio do qual se constrói a realidade” , afirma a psicóloga Magda Gebrim. E é aí que se insere este grande desafio à Psicologia: é preciso conhecer a relação humana com a terra, para atuar de maneira eficaz nessas comunidades.


O Seminário Nacional, que se intitula ” A questão da terra: desafios à Psicologia” acontece no campus da Universidade de Brasília (Unb). Participarão da mesa de abertura o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart e representantes do Fórum Nacional pela Reforma Agrária.


Ao final do evento será discutida a criação de uma “rede nacional de investigação, ensino e trabalho em psicologia, e a questão da terra”. O Seminário será transmitido ao vivo pelo site: www.pol.org.br/seminariodaterra.