Resistência civil mexicana tem início nesta quarta-feira

As primeiras ações de reistência civil da coligação “Pelo Bem de Todos”, liderada pelo candidato progressita à presidência Lopéz Obrador, terão início nesta quarta-feira (19/7), na Cidade do México.

Todas as iniciativas terão caráter pacífico, em protesto as evidentes fraudes ocorridas nas eleições de 2 de julho. Estão previstas novas marchas, paralisações, plantões e até mesmo greves de fome. Todos os atos serão coordenados pelo comitê político da campanha de Obrador.



Com o slogan “voto por voto, urna por urna”, a coligação “Pelo Bem de Todos” segue exigindo a revisão do resultado eleitoral anunciado. De acordo com os números divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), Obrador foi derrotado pelo governista Felipe Calderón por apenas 0,52% dos votos.



O candidato progressista apresentou diversas provas que evidenciam as fraudes cometidas ao longo da contagem e pediu para que o resultado fosse impugnado. O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação tem até o final de agosto para se manifestar sobre o assunto.



Leia mais: Para Obrador, eleição mexicana teve “fraude à antiga”