Zapatistas prometem mobilização contra fraude no México

Em entrevista a Pablo Velásquez, da Agência Carta Maior, Sergio Rodriguez Lazcano, figura muito ligada ao subcomandante Marcos e uma das principais referências do movimento zapatista, disse que o “regime” perpetrou uma fraude muito profissional p

“O zapatismo não irá tolerar a fraude contra Obrador”, anunciam os insurgentes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). Mesmo sem haver dado respaldo ao candidato de centro-esquerda, os zapatistas estão decididos a defender o “direito democrático que o povo tem de votar e ser respeitado em sua vontade cidadã”.



Os zapatistas não votaram em López Obrador, mas também não defenderam a abstenção. “Não somos comissários para dizer às pessoas se elas devem ou não votar. Nós dizíamos às pessoas que votar ou não votar não é o assunto, o assunto é organizar-se”. Apesar de suas diferenças com o candidato, Rodriguez Lazcano reconhece que uma derrota através da fraude seria algo “desmoralizador” para os cerca de 30% dos eleitores que apostaram em Obrador.