Construindo uma Unegro de massa para a superação do racismo, do machismo e do neoliberalismo

Realizamos, com sucesso, nos dias 14 e 15 de julho a Plenária Estadual da Unegro – União de Negros Pela Igualdade, cujo título “Construindo uma Unegro de massa para superação do racismo, do machismo e do ne

No processo de construção da Plenária Estadual foram realizadas Plenária preparatórias na Capital e em várias cidades do Interior e Grande São Paulo, estiveram presentes representações de 12 municípios num universo de 132 pessoas mobilizadas na abertura e no segundo dia dos trabalhos. Estiveram presentes no evento a Presidente do PCdoB do município de São Paulo Julia Roland, os Deputados Jamil Murad, Nivaldo Santana e a Deputada Ana Martins, além do Marquinhos presidente do Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua.
A Plenária discutiu a conjuntura política e econômica do Brasil e do Estado de São Paulo, fechamos posição contra o avanço da direita neoliberal e apoio a reeleição para Preidente da República a Luis Inâcio Lula da Silva no primeiro turno. Para os parlamentos apoiaremos os camaradas Nivaldo Santana e Jamil Murad, visto que são militântes e lutadores pela superação do racismo e de toda forma de opressão, além de terem ações concretas e contínuas, enquanto parlamentares, que favoreceram a luta da comunidade negra paulista contra o racismo.
Analisamos o quadro político do movimento negro, reafirmamos nosso apoio ao aprofundamento das  políticas universalistas e as ações afirmativas expressas nas PL 73/1999 (prevê cotas nas universidades públicas) e PL 3198/2000 (Estatuto da
Igualdade Racial). Chamaremos outras organizações do movimento negro e outros setores da luta anti-racista para organizarmos manifestações públicas em defesa das cotas e das medidas propostas pelo Estatuto da Igualdade Racial, afim de consolidar condições positivas para  o avanço desse debate durante o período eleitoral.
Dando resposta ao crescimento da Unegro no Estado filiamos o MABA – Movimento dos Afrodescendentes de Amparo, e membros da diretoria do Princesa Isabel, um clube cinqüentenário dirigido por negros e negras em Batatais. Elegemos uma coordenação mais ampla, ou seja, de  5 (cinco) pessoas da capital passa a 14 (quatorze) e contempla o interior. Esperamos que nessa nova estruturação da Unegro consiguamos nos posicionar a altura do desafio político exigido aqules que buscam a justiça através da transformação do Brasil e influenciar mais o pensamento do movimento negro e anti-racista do Estado de São Paulo, entendendo sua posição estratégica na luta pela superação do raciamo no Brasil e na América Latina. Segue os nomes e a estrutura:


1. Presidente –  Julião Vieira – Capital
2. Secretaria Geral – Gislaine Silva – Campinas
3. Tesouraria – Rosa Anacleto – Capital
4. Relações Institucionais – Edson França – ABC
5. Formação – João Mendes – Suzano
6. Diretoria de Esporte – Jorge antonio da Costa – Osasco
7. Relações de Gênero – Isis Nunes – Guarulhos
8. Diretoria Sindical – Maurício Pereira – Mogi Mirim
9. Direitos Humanos – Solange Silva – Capital
10. Juventude – Fabiana Generoso – Capital
11. Diretoria de Saúde – Ioná Cardoso – São José do Rio Preto
12. Diretoria de Cultura – Anderson de Oliveira – Capital
13. Diretoria de Comunicação – Ricardo Souza (Negro Peixe) – Capital
14. Diretoria Parlamentar – Reginaldo de Oliveira (Sabará) – Batatais


Comporá a Excecutiva Estadual da Unegro: Julião Vieira, Gislaine Silva, Rosa Anacleto, Edson França e João Mendes.