Mercadante busca polarizar a campanha contra Serra

O clima eleitoral ainda não ganhou as ruas. As ações giram quase que exclusivamente em torno das agendas dos candidatos majoritários e em torno das primeiras e tímidas iniciativas das candidaturas proporcio

Disputa do Palácio dos Bandeirantes


Foram registradas 16 candidaturas ao Governo do Estado de S. Paulo. Desde o início, José Serra, que foi preterido pelo PSDB para a disputa presidencial, aparece com uma vantagem grande para governador. As outras duas candidaturas que exibem força e possibilidade de evolução são as de Mercadante e Quércia.
Serra obteve 46% das indicações de voto na última pesquisa do Ibope. É o representante dos tucanos que já dirigem o governo durante 12 anos. São Paulo é o maior reduto dos tucanos nacionalmente. Daqui saíram seus principais líderes nacionais: Covas, FHC, Serra, Alckmin. A grande mídia, setores destacados do judiciário, nomes de grande destaque entre os empresários e, especialmente no setor financeiro, apoiaram e apóiam os tucanos aqui.
No entanto, a crise da segurança abalou a credibilidade da gestão tucana. Veio à tona a incapacidade administrativa e a ausência de política estruturada para o setor. Mas, em outros tantos aspectos o governo ainda está blindado e suas limitações e problemas escondidos.
Serra adota a estratégia de se portar ainda como prefeito, correndo a periferia e fazendo promessas. Tem evitado polarizar com Mercadante e desfecha seus principais ataques contra Lula. Dá sinais claros de que sua estratégia consiste em uma campanha curta e sem polarização que ameace sua vitória no primeiro turno.
Do ponto de vista programático, num primeiro momento tentou se posicionar com uma plataforma desenvolvimentista. No entanto, seu discurso foi alterado e agora concentra-se em atacar Lula e fazer promessas genéricas. Faz grande esforço para passar ao largo da crise da segurança.
Mercadante foi eleito senador por São Paulo com mais de 10,4 milhões de votos na última eleição. Durante este período foi peça chave do governo Lula no senado. Aparece na última pesquisa com 13% das intenções de voto.
Reconhecido quadro político e com um grande conhecimento da realidade do Estado, tem procurado fazer na sua campanha um duplo movimento: desmascarar a farsa da capacidade administrativa dos tucanos e apresentar propostas concretas para São Paulo.
Sua campanha tardou para sair em campo em função da disputa da prévia petista. Porém, revela agora muito vigor e condições efetivas de polarizar com Serra e os tucanos o debate e o embate político que se expressa na disputa do Palácio dos Bandeirantes.
Com grande disposição, tendo como vice e companheira de campanha Nádia Campeão, do PCdoB, tem saído a campo para fazer uma campanha popular e combativa.
Pesquisas identificam que muitos dos eleitores de Lula ainda não saber sequer que Mercadante é candidato ao governo, o que revela um potencial de crescimento importante.
Quércia já governou o Estado, é conhecido, tem  uma sigla forte e procura se posicionar para tentar alcançar uma vaga num possível segundo turno. Procura marcar sua campanha por um viés de desenvolvimento e de capacidade administrativa comprovada, fazendo comparações com a gestão dos tucanos. Aparece na pesquisa com 9% das intenções de voto.
Os demais candidatos são: Carlos Apolinário (PDT), 2% e  Plínio de Arruda (PSOL), 1%. Os que não pontuaram na pesquisa:Anaí (PCO); Cláudio de Mauro (PV); Cunha Lima (PSDC);  Fred Corrêa (PTN); Pedro Viviani (PMN); Prof. Mário Luis Guide (PSB); Renato Reichmann (PRONA); Roberto Siqueira (PSL); Roberto Gandolgo (PAN); Eder Xavier (PTC) e Tarcísio Foglio (PSC).
No senado a disputa se concentra em torno de Suplicy, que tem 39% na pesquisa, contra Guilherme Afif (PFL), com 4%.


Deputados Federais e Estaduais


Foram registradas 21 chapas para a disputa de deputados estaduais e federais. As mais fortes são: PT-PCdoB; PSDB-PFL e a do PMDB.
O PCdoB comparece com duas candidaturas a deputado federal: Aldo Rebelo e Jamil Murad, ambos já detentores de mandato atualmente.
Aldo transformou-se numa liderança nacional, foi líder do governo na Câmara, ministro da articulação política e exerce atualmente a presidência da Câmara dos Deputados. Está, portanto num momento de grande ascensão e dever ser reeleito com uma boa votação.
Jamil Murad em seu primeiro mandato como deputado federal obteve grande destaque. Além de sua característica de estar sempre presente nas lutas sociais e populares, ocupou lugar de destaque no debate político e na ação parlamentar em torno de temas importantes e de interesses sociais legítimos. Está, portanto, credenciado para ampliar sua votação e conquistar seu segundo mandato.
Para deputados Estaduais o PCdoB apresenta 16 nomes, desejando manter as duas cadeiras de que dispõe hoje na Assembléia Legislativa e almejando ampliação.
Nivaldo Santana, líder sindical e quadro político reconhecido no estado, se destaca pelo combate permanente contra a política de privatizações do governo dos tucanos e pelas contribuições decisivas em todos os temais candentes do Estado.
Anna Martins, líder popular e do movimento de mulheres, se destacou como parlamentar que buscou enfrentar os problemas sociais advindos das regiões metropolitanas, como a questão da moradia, do transporte, da saúde, além de um intenso trabalho junto às Assistentes Sociais.
Os demais candidatos são: Sérgio Benassi, Campinas; Aliado G, movimento hip hop e juventude; Davi Ramos, Americana; Carlos Balladas, Santo André; Majô, Bauru; Maurin, Rio Preto; Otávio Shimoda, Registro; Marco Aurélio, Santos e farmacêuticos;  Sidney Gobetty, Marília; Virgínio, S. J. da Barra; Celso Martins, S.Bernardo; Sebastião Bueno, Campo Limpo Pta.; Isael Clareti, Votorantim; Guacyro, Capivari.


Segue abaixo uma breve biografia dos candidatos do PCdoB em São Paulo:


Candidatos do PCdoB às Eleições 2006


VICE GOVERNADORA


Nádia Campeão
Nádia Campeão tem 48 anos, é casada e mãe de dois filhos universitários. É engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, e preside o PCdoB no Estado de São Paulo desde dezembro de 2004. É também integrante da Comissão Executiva Nacional do partido.
Foi secretária de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo entre 2001 e 2004, a primeira mulher a dirigir aquela secretaria paulistana, período em que comandou 41 clubes municipais, o Autódromo de Interlagos, o Estádio do Pacaembu, o Estádio de Beisebol do Bom Retiro, a Escola de Futebol da Aclimação e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.
Em 2003, coordenou a candidatura de São Paulo aos Jogos Olímpicos de 2012, em uma campanha que mobilizou São Paulo e obteve engajamento de esportistas, empresários, autoridades públicas de todas as esferas, dirigentes esportivos e da população em geral. Em 2002 foi uma das coordenadoras dos 7º Jogos Sul-Americanos, realizados no Estado de São Paulo.
Nascida em Rio Claro, na época de estudante fez parte do Centro Acadêmico da faculdade, disputou os Jogos Abertos do Interior e participou de jogos universitários como atleta amadora. Posteriormente, teve participações em movimentos feministas como diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM) e integrou os comitês de campanha da Frente Brasil Popular pela eleição de Lula à Presidência da República.
Na última eleição de vereadores ficou com a primeira suplência na Capital.
Por suas iniciativas de incentivo ao turismo e ao esporte, foi convidada a integrar o Conselho de Notáveis do São Paulo Convention & Visitors Bureau, uma fundação mantida pela iniciativa privada que reúne o setor turístico da cidade de São Paulo.



DEPUTADOS FEDERAIS


José Aldo Rebelo Figueiredo – nº 6565
Iniciou sua militância no PCdoB em 1976. Em 1979 foi secretário-geral da UNE – União Nacional dos Estudantes. No ano seguinte, por meio de eleições diretas, foi eleito presidente da entidade . Entre 1984 e 1985, dedicou-se à União da Juventude Socialista (UJS). Foi eleito seu primeiro coordenador nacional. A trajetória parlamentar se iniciou em 1988, quando foi eleito vereador por São Paulo. Da Câmara Municipal, partiu para o mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo. Aldo está em seu quarto mandato consecutivo, são 16 anos de atuação na Câmara dos Deputados. Já foi líder do PC do B e líder do governo. Em janeiro de 2004, licenciou-se do mandato de deputado e assumiu a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República. Voltou à Câmara dos Deputados em julho de 2005. No início de 2006 foi eleito presidente da Câmara dos Deputados.


Jamil Murad  – 6513
Filiou-se ao PCdoB  ainda na universidade. Formado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), trabalhou no Hospital das Clínicas de São Paulo, no Hospital do Servidor Público Estadual e no Hospital Brigadeiro. A partir de 1978, foi eleito para a diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo por quatro mandatos. Elegeu-se deputado estadual em 1990, obtendo no pleito 15.150 votos. Reelegeu-se para o cargo em 1994, com 25.685 votos, e em 1998, com 47.778 votos. Nas eleições de 2002, Jamil Murad foi eleito deputado federal com 95.297 votos.


 


DEPUTADOS ESTADUAIS


Anna Maria Martins: Capital – 65611
Foi vereadora na Capital por três mandatos (1992 à 2004). Assistente Social, Ana tem atuação destacada nos Movimentos Sociais. Como parlamentar tornou-se referência nas questões ligadas à moradia e urbanismo; bem como no âmbito na defesa dos direitos e da saúde da mulher, da criança e do adolescente. Atualmente é Deputada Estadual e membro do Comitê Estadual do PCdoB
 
Carlos Alberto Balladas: Santo André – 65236
Tem 50 anos, é filiado desde 2004 e membro do Comitê de Santo André onde nasceu. É Publicitário e Jornalista, dirige o Jornal “Ponto Final”, é Professor Universitário (licenciado) de Comunicação, atua em Mov. Sociais e setores empresariais da cidade. É também diretor do Esporte Clube Santo André.


Davi Gonçalves Ramos: Americana – 65165
Eleito em 2004 para seu terceiro mandato, o vereador Davi Ramos tem como principais áreas de atuação o trabalho comunitário, contribuindo decisivamente para a formação de associações de moradores, além  de boa inserção junto aos movimentos de trabalhadores., tendo sido presidente e diretor do Sindicato dos Químicos. É Membro do Comitê Estadual.
 
Erlei Roberto de Melo (Aliado G): Hortolândia – 65013
Tem 31 anos. Filiado desde 2005, é Vice-Presidente do Partido em Hortolândia onde reside há 25 anos. Músico e líder do grupo de Rap Face da Morte, É presidente da nação Hip Hop Brasil. É Também do Conselho Nacional de Juventude, onde representa o segmento dos jovens que se organizam nas periferias. É também da Direção Nacional da UJS.
 
Guacyro Justino Almeida ( Dr. Guacyro): Capivari – 65465
Tem 52 anos. É filiado desde 2005. Médico, com especialização em Saúde da Família, Ginecologia e Medicina do Trabalho, atua há 3 anos em Capivari. Atualmente preside o Conselho Municipal de Saúde de Capivari.
 
Isael Clareti Soares: Votorantim – 65323
Tem 47 anos, é filiado desde 2005 e atual Presidente do Partido na cidade. É  Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais há dois mandatos.
 
Marco Aurélio: Santos – 65123
Tem 28 anos. É filiado desde 1998 e membro do Comitê Municipal de Santos. Farmacêutico Sindicalista, Preside o Sindicato dos Farmacêuticos e é membro da executiva da Federação Nacional dos Farmacêuticos.
 
Maria José Majô Jandreice: Bauru – 65234
Assistente Social e vereadora em Bauru em seu quarto mandato. É membro da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana. Em seus mandatos se qualificou como porta-voz de movimentos comunitários, com atuação prioritariamente nas áreas de saúde, cultura e dos direitos da mulher. É membro do Comitê Municipal de Bauru e do Comitê Estadual do PCdoB.
 
Maurin Ribeiro: Região de São José do Rio Preto – 65065
Tem 28 anos. É filiado desde 2005 e membro do CM de Rio Preto. É comerciante e Verador na cidade onde se elegeu pelo PHS com 1,21% dos votos válidos. É presidente de Associação de Moradores há 8 anos e tem ação política em toda a região de Rio Preto.
 
Nivaldo Santana: Capital – 65789
Deputado Estadual, no terceiro mandato. É membro dos comitês Central e Estadual. Chegou à Assembléia Legislativa através de vitoriosa trajetória sindical, na qual foi presidente do Sintaema por três mandatos. Foi ainda 1º Secretário da CUT/SP; membro do Dieese e coordenador nacional da CSC – Corrente Sindical Classista.
 
Otávio Shimoda: Região do Vale do Ribeira – 65610
Tem 36 anos e é Contabilista. É filiado desde 1993 e presidente do CM de Registro onde é Vereador, com atuação dirigida principalmente aos movimentos populares. Foi candidato a Deputado Estadual em 2002, dando importante contribuição ao projeto eleitoral do Partido no Estado.
 
Sebastião Batista Bueno (Dr. Batista): Campo Limpo Paulista – 65007
Tem 47 anos, é filiado desde 2001. É dentista e atua profissionalmente no município há 23 anos, destes, 12 na área de saúde pública. Foi Secretário de Saúde entre 1995/1996 e Coordenador de Saúde Bucal de 1996 á 2002. Atualmente faz doutorado em Saúde Publica na Unicamp e coordena os programas de saúde bucal do Rotary em Campo Limpo Paulista.
 
Sergio Benassi: Campinas – 65656
É Médico Veterinário e está em seu quarto mandato como vereador. Foi vice-presidente da Câmara e, atualmente, é o Líder de Governo. Seu mandato tem presença marcante nos movimentos populares, sindicais, educacionais e de pesquisas. Foi presidente do Partido em Campinas e membro da sua Direção Nacional. Atualmente faz parte dos Comitês Municipal e Estadual do PCdoB.
 
Sidney Gobetty: Marília – 65404
Médico, o vereador Sydney Gobetti está em seu quinto mandato. Tem atuação destacada junto aos movimentos populares, particularmente no que se refere à moradia. É Presidente Municipal do Partido e membro do Comitê Estadual.

Virgínio Fernando do Nascimento (Dr. Virgínio): São Joaquim da Barra – 65111
Tem 64 anos, é filiado desde 2003 e preside o Partido na cidade atualmente, Profissionalmente é Médico Regional (Clinica Geral e Acupuntura). Em 2004 foi o coordenador da chapa de Vereadores do PCdoB, que obteve cerca 3,5% do votos válidos.


Celso Martins de Souza: Capital: 65333
Filiado ao PCdoB há três anos, pedagogo, professor universitário e diretor de escola de ensino médio.