Futebol para cegos: Brasil disputará final contra os paraguaios

A Seleção Brasileira de futebol para cegos jogou na manhã desta quinta-feira (27/7), a semifinal da 1.ª Copa América de Futebol para Cegos, realizada em São Paulo. O time ganhou novamente da equipe da Bolívia, mais uma vez com um placar bastante dilatado,

O Brasil continua dominando a artilharia do torneio com 31 gols em quatro jogos. Somente um jogador da equipe brasileira, Ricardinho, de 17 anos e considerado a mais nova revelação do time, fez 11 gols na competição.


 


O técnico do Brasil optou por utilizar todos os atletas durante os dois tempos do jogo, já que os bolivianos demonstraram pouca experiência na partida da fase anterior contra o Brasil, quando a equipe também teve grande vantagem e terminou o jogo com o placar de 13 a 0. Hoje os goleadores da equipe foram Toninho e João Batista, cada um com três gols; Ricardinho e Selmir que fizeram dois e Damião, que anotou um gol.


 


Amanhã o Brasil disputa a final contra a equipe do Paraguai, que jogou a segunda semifinal contra a equipe do Chile e venceu por 3 a 0. Nas eliminatórias, o time brasileiro jogou contra os paraguaios, obteve uma vitória por 3 a 0.


 


Os brasileiros são campeões paraolímpicos e bicampeões mundiais, além de colecionarem diversos títulos de outros torneios. A 1ª Copa América IBSA serve como preparação para a equipe, que está qualificada para disputar, em novembro, a principal competição do ano: o Mundial de Futebol para Cegos, que classificará equipes para os Jogos Paraolímpicos de 2008, em Pequim.


 


Os times da Bolívia, Chile e Paraguai vieram disputar a última vaga das Américas para o Mundial, já que o time brasileiro conseguiu sua vaga no ano passado, nos Jogos Pan-Americanos de Cegos. A equipe do Paraguai, mesmo se perder, já garantiu a vaga para o Mundial.


 


O Futebol para Cegos é uma modalidade disputada com as mesmas regras do futebol de salão (futsal), com algumas adaptações. Dentro da bola existe um guizo, cujo ruído serve para orientação dos atletas. As laterais da quadra têm faixas, que servem para limitar as dimensões do campo de jogo, ajudando também a dar continuidade à partida, evitando que a bola escape da quadra. Os jogadores jogam vendados; os goleiros têm visão normal e os times utilizam um “chamador” atrás do gol (pessoa que orienta os atletas para o lado que a bola deve ser chutada).


 


O torneio é disputado no Clube de Campo da Fundação Itauclube (Parque Ecológico da Represa de Guarapiranga), em São Paulo, que fica localizado no bairro Riviera Paulista.


 


Fonte: Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (http://www.cbdc.org.br)