Inglesas levariam 150 anos para igualar salário aos homens

A mulher britânica deverá esperar mais um século e meio para obter um salário igual ao do homem, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (28) pelo jornal The Times. O fosso salarial por razões de gênero se reduziu nos últimos 30 anos, mas

A desigualdade deve-se em parte à penalização das mulheres que interrompem sua carreira profisional para ter filhos e passam a trabalhar em meio período. No entanto, segundo o mesmo estudo, mesmo as mulheres que trabalham em tempo integral e não interrompem a carreira ganham 12% menos que seus colegas homens. O motivo é a discriminação e a falta de políticas públicas.



“Temos o hábito de registrar a cada geração que as mulheres progridem em relação à geração anterior. Porém o processo se tornou mais lento e a geração atual está apenas ligeiramente melhor que a precendente”, comentou Alan Manning, professor de economia da LSE. Neste ritmo, “vai levar 150 anos para eliminar o fosso”, agrescenta.



Sinais trocados entre homossexuais



As lésbicas que vivem como casais, segundo a pesquisa, recebem salários 11% maiores que as britânicas heterossexuais. E ainda têm mais chances de obter trabalho, especialmente devido à criação dos filhos que pesa sobre as trabalhadoras heterossexuais.



Em contraste, os homossexuais masculinos recebem salários 6% inferiores aos de seus colegas heterossexuais. E ainda têm 3% menos chances de obter um posto de trabalho.