A diversidade também é vermelha

Manifestação do Partido Comunista do Brasil – PCdoB e a União Juventude Socialista – UJS, por ocasião da quarta Parada do Orgulho Gay de Cuiabá, no dia 28 de julho, condenando da hemofobia e defendendo os direitos das pessoas independente de sua orient

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB e a União Juventude Socialista – UJS, estarão presentes na quarta Parada do Orgulho Gay de Cuiabá, no dia 28 deste mês, com o tema: ''Homofobia é crime''. A nossa presença se justifica porque enquanto os direitos das pessoas independente de sua orientação sexual, gênero, etnia, idade, credo religioso ou opinião política, não forem respeitados não poderemos ter uma sociedade igualitária e democrática. 


O combate a homofobia e a luta pelos direitos de homossexuais deve ser um compromisso de todos. Direitos dos quais pode-se elencar, o direito a vida, não ser torturado, igualdade de proteção em processos judiciais, acesso a empregos, moradia, saúde e educação, liberdade de expressão, privacidade e direito a contrair matrimônio livremente. Uma das tarefas mais árduas do movimento homossexual é ampliar a designação de ''ser humano'' e não ''marciano'' de forma que as esferas estatal e pública compreendam que os estandartes dos direitos humanos incluem todas as pessoas, inclusive os de orientação afetivo-sexual diferente dos padrões heterossexuais.




Tal é a importância do engajamento nesta luta que o PCdoB em seu Estatuto, diz que uma das tarefas dos comunistas é a atuação em movimentos sociais articulando a prática destes com a luta política do Partido, incluindo também o movimento de liberdade de orientação sexual.




Em relação à juventude, o Plano Nacional da Juventude, em uma de suas temáticas, explora a questão do jovem homossexual, pois é preciso registrar a atual situação ainda discriminatória em relação à orientação sexual desse grupo juvenil. Sendo assim, a UJS reconhece também que é preciso intensificar o debate em relação à cidadania, focalizando os direitos em torno da livre orientação sexual.




A diferença não precisa ser um estigma, mas algo que nos faça refletir, debater e lutar contra qualquer forma de discriminação, somente assim atingiremos direitos a todos e a todas, seja qual for sua orientação sexual.





PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PCdoB


UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – UJS