Publicado 29/07/2006 14:37 | Editado 04/03/2020 17:21
A Prefeita da cidade de Itabaiana e Presidente do PSDB em Sergipe, Maria Mendonça, concedeu entrevista coletiva ontem, 28/07, anunciando sua renuncia ao cargo de Presidente do PSDB-SE para poder apoiar as candidaturas dos petistas Luis Inácio Lula da Silva a Presidência da República, Zé Eduardo ao Senado Federal e Marcelo Déda para o Governo.Maria Mendonça havia assumido a presidência estadual do PSDB, em virtude da renúncia do então presidente, deputado federal Bosco Costa (sem partido), feita no dia 30 de junho, por não ter concordado com a aliança PFL/PSDB.
Durante entrevista coletiva, a Prefeita justificou seu descontentamento com o governo João Alves (PFL) e o apoio recebido do governo Lula, neste um ano e meio de governo em Itabaiana, como principais motivos para a ruptura. A prefeita foi eleita com o apoio do PT e é considerada a principal adversária de João Alves na região do agreste sergipano, que tem em Itabaiana, 3º maior colégio eleitoral do Estado, como núcleo.
De acordo com ela, o governador pefelista João Alves persegue administrações de partidos adversários, enquanto o governo federal ''não tem medido recursos para obras estruturais necessárias em Itabaiana''.
Foi instalado um campus avançado da Universidade Federal de Sergipe naquela cidade, Farmácia Popular, entre outros programas do governo federal com forte impacto entre a população. No sentido oposto, João Alves se negou a estabelecer convênios solicitados por Itabaiana, informou a ex-tucana.
O anuncio foi feito após uma reunião com o ex-Governador de Sergipe e, por enquanto ainda no PSDB, o empresário Albano Franco, que afirmou entender a situação no município de Itabaiana, ao considerar ser complicada diante das divergências existentes entre o grupo dos Teles de Mendonça e os Bispos. ''Política tem dessas coisas e temos que ter maturidade suficiente para compreender e entender as questões regionais.''
Outras lideranças tucanas em Sergipe, têm demonstrado insatisfação com a aliança PFL-PSDB e a tendência é que esta revoada de tucanos para o ninho do petista Marcelo Déda, aumente até o dia 1º de outubro.