CUT pressiona Congresso a votar legalização das centrais

O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, fez uma conclamação nesta segunda-feira (31/7) para que os parlamentares destranquem a pauta do Congresso Nacional. A retomada de votações incluiria as Medidas Provisórias 293 (reconheciment

“Mais do que nunca, é preciso que o Congresso demonstre compromisso com a classe trabalhadora e cumpra com o seu papel constitucional, independente do período eleitoral”, declarou Artur. “O reconhecimento das centrais é uma bandeira histórica da CUT no sentido de avançar na democratização da sociedade, permitindo não só a sua participação nos fóruns tripartites, mas também pelo seu reconhecimento como negociadoras e interlocutoras de assuntos gerais da classe trabalhadora.”


Acompanhando os debates no Congresso, a CUT estará representada em Brasília nesta semana pelos membros da executiva nacional Denise Motta Dau, Pascoal Carneiro e Dary Beck Filho. Ao lado das demais centrais, eles vão se reunir com lideranças partidárias a fim de assegurar a agilização das votações.


 


“É claro que, em primeiro lugar, teremos de destrancar a pauta, com a aprovação da MP 291, que assegura o aumento de 5% a todos os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. Queremos garantir o imediato cumprimento do acordo”, ressaltou Artur Henrique.



Na opinião do presidente cutista, a MP 293 “reforça a batalha por uma política de valorização permanente do salário mínimo e pela redução da jornada sem diminuição de salário”. Já a MP 294 “abre a possibilidade de finalmente discutirmos assuntos relacionados à representação sindical não mais pela Justiça – como é hoje – mas por um fórum democrático e plural”.


Na atualidade, diz Artur, “os conflitos existentes são resolvidos de forma prejudicial aos trabalhadores, num tipo de interferência do Estado na organização sindical que desrespeita a liberdade e a autonomia das entidades”.