Campanha chega as aldeias do Paraná
A campanha do candidato indígena paranaense Teodoro Tupã, pelo PCdoB chega a várias aldeias do Estado.
Publicado 04/08/2006 11:18 | Editado 04/03/2020 16:55
Nesta última semana a campanha da liderança indígena Teodoro Tupã visitou seis aldeamentos do Paraná das etnias Guarani e Kaingang pertencentes a região oeste do estado.
A principal reivindicação dos indígenas é a demarcação imediata das terras tradicionais do Paraná, como as áreas de Palmital, Marangatu e Boa Vista, além do fortalecimento das políticas públicas junto a questão indígena nas áreas de saúde e educação específica. Vale ressaltar a importância da candidatura comunista no sentido de discutir junto as diversas comunidades indígenas o sentido da organização política e, em especial, do fortalecimento do movimento indígena paranense.
Segundo o cacique Guarani da aldeia de Pinhal, Jorge Alves: “É a primeira vez que temos um parente candidato, sempre votamos nos não-índios, é uma forma de nos organizarmos para termos mais parentes se candidatando, não só a deputado, mas também para vereador, e disputar a política em nossos municípios. Acho que é hora de nos organizarmos mais em torno de nossas preocupações e problemas”.
Neste primeiro momento a campanha de Teodoro já atingiu todas as comunidades indígenas do oeste e sudeste do Paraná, totalizando 10 aldeamentos e 02 acampamentos indígenas. Nas palavras do Teodoro Tupã: “Ainda faltam muitas comunidades para visitar, o importante estarmos visitando ao menos uma vez cada comunidade, levar nossas propostas a todas as lideranças. Os parentes gostam de ver o candidato! Este contato é muito importante para a nossa campanha!”.
Paulo Porto – Das aldeias do Paraná