Deputada Vanessa começa por Parintins sua campanha no interior

Os deputados do PCdoB Vanessa Grazziotin (federal) e Eron Bezerra (estadual), candidatos à reeleição, cumpriram intensa agenda de campanha nesta sexta-feira (4) em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). Além de um corpo-a-corpo com a população na áre

As atividades na terra dos bumbás Garantido e Caprichoso marcaram o início das campanhas à reeleição de Eron e Vanessa no interior do Amazonas. Em Parintins, como em outros colégios eleitorais importantes do Estado, os parlamentares têm boa aceitação entre a população das mais variadas categorias, como as dos pescadores, que agora terão um seguro-defeso maior graças ao empenho de Vanessa em Brasília. Do total de eleitores parintinenses, aproximadamente 12% votaram em Vanessa em 2002.
 
Em encontro com pescadores, Vanessa explicou que a partir desse ano eles receberão cinco parcelas do benefício, quando até então eram apenas três. A conquista atende a um antigo anseio dos pescadores devido ao período de vazante na Amazônia tornar a pesca escassa por mais de três meses. ''Levamos a situação ao conhecimento do Ministério do Trabalho e na reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) o seguro foi ampliado'', explica Vanessa.
 
Os dois deputados também se reuniram com representantes e participantes dos Bois em Miniatura, versão da festa de Garantido e Caprichoso encenada em um pequeno tablado, através de bonecos, e que envolve a comunidade da periferia de Parintins, sobretudo os jovens. Neste ano, Vanessa conseguiu aprovar emenda ao Orçamento da União para a construção dos galpões das duas agremiações, local onde também serão oferecidos cursos.
 
O projeto significa oportunidade aos jovens de desenvolverem uma habilidade artística, tirando-os dos riscos das ruas, de se envolverem, por exemplo, com as drogas. ''Esse é o grande benefício desse trabalho social e que nos faz acredita nele'', destaca o presidente do Mini-Garantido, Iram Martins. Segundo ele, o projeto envolve mais de 150 pessoas, com faixa etária entre 7 e 25 anos.
 
Apoio popular
 
Na área do Mercado da Francesa, Vanessa e Eron foram recebidos com simpatia nas ruas e estabelecimentos comerciais da região. ''Conheço Vanessa e o deputado Eron desde quando morava em Manaus. São políticos de fibra, em quem podemos confiar'', afirmou a comerciante Alquícia Maria, 54. ''Boa sorte, vocês merecem continuar na política, pelo trabalho que realizam'', disse o pintor Nilson Meireles, 43. 



Aos eleitores, os dois deputados pediram que votem consciente, no candidato que tenha o que mostrar como trabalho realizado pelo povo, e que não troquem o voto por favores. ''O que está em discussão é o rumo de nosso Estado, de nosso País, por isso precisamos eleger políticos de caráter'', ressalta Eron. ''O que viemos fazer aqui em Parintins foi justamente isso, prestar conta de nosso mandato, um mandato popular, que não espera as eleições para fazer algo pela população'', completa Vanessa.


 


Prestação de contas


 


Vanessa, a candidata proporcional mais votada no Amazonas em 2002, quer superar os 197 mil votos obtidos há quatro anos, na eleição que lhe conferiu o segundo mandato na Câmara Federal. E a estratégia não é prometer, mas prestar contas do que realizou em oito anos na Câmara Federal em defesa do Estado.


 


Nas últimas semanas, a parlamentar tem dividido seu tempo entre a campanha e sua atuação na CPI dos Sanguessugas, da qual é sub-relatora de Orçamento. Na CPI, aprofunda investigações sobre a ''máfia das ambulâncias'', que consistia na aquisição dos veículos superfaturados com recursos de emendas parlamentares ao Orçamento da União. Até o momento, 90 parlamentares são investigados, suspeitos de fazerem parte do esquema.


 


Com um mandato também identificado com o interior do Estado, a parlamentar aposta em uma votação superior neste ano. ''Temos trabalhado para representar bem o Estado, defendendo uma melhor qualidade de vida para o homem do interior. É esse o trabalho que queremos continuar'', ressalta.


 


Após Parintins, informa a coordenação da campanha de Vanessa, os próximos municípios a serem visitados pela candidata do PCdoB serão Manacapuru e Itacoatiara. No interior do Amazonas, os três formam os maiores colégios eleitorais, somando cerca de 150 mil eleitores. Nas eleições de 2002, Parintins tinha 44,3 mil pessoas habilitadas a votar; Itacoatiara, 46,3 mil; e Manacapuru, 41,5 mil eleitores.
 
De Manaus
Hudson Braga