Após uma semana, Fidel segue em processo de recuperação

Uma semana após ter se submetido a uma cirurgia no intestino que o obrigou a transferir o poder na ilha pela primeira vez em 47 anos, o presidente cubano Fidel Castro permanece afastado temporariamente do poder, mas as autoridades cubanas e de países alia

Fidel foi submetido a uma cirurgia gástrica para conter uma hemorragia intestinal e deve enfrentar algumas semanas de convalescência. “A notícia que temos é a de que ele continua progredindo. Levará algumas semanas, mas ele vai se recuperar”, disse o vice-presidente cubano, Carlos Lage, em Sucre, onde esteve para a inauguração da Assembléia Constituinte da Bolívia.



Um membro do médio escalão do Partido Comunista em Havana disse que Fidel Castro havia saído da terapia intensiva e que estava “indo tão bem quanto se pode esperar para alguém de sua idade”. Mas o presidente, segundo o relato, terá de diminuir a sua carga de trabalho.



Otimismo e saudações



Em Caracas, o presidente venezuelano Hugo Chávez disse no domingo (6/8) que Fidel já conseguia conversar e sair da cama. “Ele já está se levantando, está conversando, mais do que deveria, porque ele fala muito”, disse Chávez em tom de brincadeira durante um diálogo com o presidente boliviano, Evo Morales, transmitido na TV.



As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) colocaram uma mensagem em seu web site desejando uma rápida recuperação a Fidel e enviando “uma saudação fraterna socialista e bolivariana de solidariedade”.



Ao longo da última semana, o governo cubano se reservou a não revelar detalhes sobre a doença de Fidel, afirmando se tratar de segredo de Estado. A cirurgia foi anunciada no dia 31 de julho e teria sido motivada por hemorragia interna, causada por excesso de trabalho e estresse. Autoridades cubanas negaram neste final de semana relatos de que Fidel teria câncer no estômago.



Com informações da Reuters