Onda conservadora: foto de amamentação escandaliza EUA

Campanhas de amamentação são tradicionais nos Estados Unidos desde os anos 80. Mas, em meio à escalada ultraconservadora da Era Bush, não é de impressionar a polêmica causada pela Babytalk, que estampou, em seu último número, uma mulher amamentando seu fi

''Fiquei chocada ao ver um seio enorme na capa da sua revista'', escreveu uma leitora do Kansas ao comentar a foto publicada na Babytalk, uma publicação de distribuição gratuita voltada para jovens mães. ''Fiquei ofendida, e meu marido mostrou muito desconforto quando deixei a revista sobre a mesa do café'', acrescentou. Esta reação foi apenas uma das 5 mil cartas que a revista recebeu em resposta a uma pesquisa para averiguar como o leitor se sentia com a foto de capa da edição de agosto da revista, que mostra um bebê mamando.


 


Alguns leitores disseram ter ficado ''envergonhados'' ou ''ofendidos'' com a foto – e uma mulher de Nevada disse que ''imediatamente virou a revista para baixo'' ao ver o retrato. ''Nojento, fiquei doente de ver um bebê agarrado a um peito'', destacou a mulher, mãe de um bebê de quatro meses.


 


Outra leitora disse ter ficado ''horrorizada'' ao receber a revista – e diz que espera que o marido não tenha posto os olhos nela. ''Tive que rasgar a capa porque não queria que ficasse rodando pela casa'', acrescentou. Um programa de audiência nacional também entrou na polêmica, entrevistando algumas pessoas em Nova York que declararam ter sentido aversão com a foto.


 


A foto de capa foi publicada para ilustrar a polêmica em torno da amamentação nos Estados Unidos, onde uma pesquisa nacional feita pela Associação Dietética Americana revelou que 57% dos entrevistados se opõem a que as mulheres amamentem em público e que 72% pensam que é inapropriado mostrar uma mulher amamentando em programas de TV.


 


Puritanismo
A editora-executiva da revista, Lisa Moran, disse que, embora a maioria dos que responderam à pesquisa sobre a foto de capa tenham tido uma reação positiva, ela ficou surpresa com os 25% que expressaram afronta. ''Realmente existe uma faixa puritana na América'', disse Moran. ''Você vê celebridades praticamente expondo seus seios todo o tempo e ninguém parece ver nisto um contexto sexual'', observou.


 


''Mas muitos se sentem desconfortáveis com o contexto muito natural de uma mãe alimentar seu filho'', acrescentou. Ela disse que a polêmica é ainda mais surpreendente à luz dos esforços concentrados do governo americano e de profissionais de saúde para encorajar as mulheres a amamentar.


 


''Todos dizem que a amamentação é melhor para o bebê, mas há pouco apoio do público'', lamentou Moran. Ela disse que a foto da Babytalk representa a primeira vez que uma grande revista voltada para os pais nos Estados Unidos ousa quebrar o tabu de mostrar o seio de uma mulher e o ultraje que causou não desencorajará os editores a voltar a fazê-lo.


 


''Isto não nos assustou em absoluto'', disse Moran. ''Estamos emocionados e esperançosos de que isto ajude as mulheres a conseguirem mais apoio para a amamentação'', concluiu.