Observadores internacionais sugerem recontagem total no México

A missão eleitoral do órgão internacional Global Exchange se pronunciou nesta quinta-feira (17/8) a respeito do impasse vivido no México. Segundo o comunicado, é necessário que seja feita uma recontagem total dos votos das eleições presidenciais de 2 de j

“A recontagem total se faz necessária, dentro de um marco legal, para que todos os cidadãos mexicanos tenham a máxima certeza da legitimidade de seu novo presidente”, afirmou Ted Lewis, representante da Global Exchange.



Para o órgão, a recontagem total dos votos (exigência feita há mais de um mês pelo candidato progressista López Obrador) é a maneira que as instituições eleitorais do país têm para recuperar seu prestígio como organismos públicos transparentes.



Enquanto o clima político do país se torna mais sensível, os mexicanos aguardam o anúncio do Tribunal Eleitoral, que encerrou no começo desta semana a recontagem de cerca de 9% dos votos. Por sua vez, Obrador continua à frente da resistência civil que exige a recontagem de todas as urnas do país.