CMM discute políticas públicas para portadores de deficiência

Por iniciativa da vereadora Lucia Antony (PCdoB), as comissões de Educação, Saúde e de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizaram audiência pública para discutir sobre inclusão social de pessoas portadoras de deficiência.

Com o objetivo de discutir políticas públicas que promovam a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência, as comissões de Educação, Saúde e de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizaram audiência pública nesta quarta-feira, 22/08, às 15 horas, no plenário Adriano Jorge.


A iniciativa é da vereadora Lucia Antony (PCdoB), membro da comissão de Saúde,  e o evento contou com a participação do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e das entidades representativas de pessoas com deficiência.


De acordo com Lucia Antony, a convivência social abrange a possibilidade de plena autonomia sobre a própria vida, incluindo a oportunidade de trabalhar, constituir da família, e de ter acesso ao lazer e aos serviços públicos de educação e saúde. Entretanto, existem muitas barreiras e dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência que precisam ser discutidas na esfera do Poder Público.


A vereadora destaca que estudos sobre a política de cotas para pessoas portadoras de deficiências praticada no Brasil tem  revelado discussões sociais, políticas e econômicas. E, notadamente a partir do Censo 2000, divulgado pelo IBGE, estima-se que hoje exista no país, o correspondente a 14,5% de deficientes na população brasileira. Este dado demonstra um total de mais de 24 milhões de pessoas, número significativo que representa parcela expressiva da população.


“Manaus precisa se preparar para atender melhor às necessidades especiais dos portadores de deficiência. Para isso precisamos debater o assunto e levantar as principais demandas da população”, afirma Lucia Antony, que é candidata do PCdoB a uma vaga de deputada na Assembléia Legislativa do Amazonas.



De Manaus,
Rosângela Alanís