Professor Celso (número 65333) defende educação pública

Candidato comunista a deputado estadual participa de debate em SãoBernardo, defende governo Lula, critica a cláusula de barreira e quer escolas melhores para todos.

O Professor Celso, candidato a deputado estadual pelo PCdoB de São Bernardo do Campo (SP) criticou a situação da ensino na rede pública estadual em São Paulo no debate com o tema Eleições: Educação e Segurança, promovido pelo Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo.


O auditório lotado de universitários entusiasmou-se quando o Professor Celso fez uma breve defesa do governo Lula, duramente criticado por Mauro Iasi, o outro debatedor e candidato a vice-governador na chapa de Plinio Sampaio, da coligação Psol-PSTU-PCB. Iasi começou o debate criticando o governo Lula, sendo prontamente rechaçado pelo Professor Celso, segundo o qual o “governo Lula fez mudanças no país e governou para os mais pobres”. Ele afirmou ainda ter a convicção de que o próximo mandato será ainda melhor levando o país ao crescimento, diminuindo ainda mais a pobreza, o analfabetismo e todas as mazelas que os governos anteriores mantiveram o pais.


Outra critica dura do Professor Celso às críticas ao parlamento, considerado como viciado; para ele, é “preciso mudar e eleger uma nova bancada para dar sustentação ao aprofundamento das mudanças que o Brasil precisa”. Ele também criticou a cláusula de barreiras segundo a qual, para ter funcionamento parlamentar normal, um partido precisa ter 5% dos votos nas eleições para a Câmara dos Deputados mais 2% dos votos em pelo menos nove estados, também para a Câmara dos Deputados. Professor Celso a denunciou dizendo que este dispositivo “prejudica os pequenos partidos, aqueles que não têm dinheiro para grandes campanhas”. Disse ainda que “a democracia é que perde, porque a representação social no Congresso fica fora da realidade do país”.


O candidato comunista defendeu que as salas de aula do estado tenham no máximo 30 alunos e os professores da rede estadual possam ter dedicação exclusiva, sem precisar de jornadas duplas ou triplas. Também “é necessário”, disse, “equipar as escolas e fazer manutenção para deixá-las em bom estado para os jovens e crianças”. Quanto à questão cotas nas universidades estaduais, o candidato defendeu ser “preciso antes aumentar a oferta de vagas”.


Para a segurança, o Professor Celso (número 65333) falou da necessidade de se remodelar a Febem, “construindo pequenas unidades, no máximo com 15 crianças”, mas reafirmou “sempre respeitando o grau de periculosidade de cada uma”. De acordo com ele, essas crianças devem ser “orientada por casais como uma família”. Outra questão ressaltada por ele foi que os serviços públicos são uma obrigação do estado para a “formação de bons cidadãos”.


 


Por M.A.Ruy, de São Bernardo