Votos de mais de 50% dos pernambucanos ainda indefinidos
Mais de 50% dos eleitores pernambucanos ainda não escolheram seus candidatos a deputado federal e estadual. É o que demonstra pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi em 38 municípios do Estado.
Publicado 16/09/2006 18:06 | Editado 04/03/2020 16:59
Faltando menos de 20 dias para as eleições, 53% dos entrevistados admitiram não saber quem será seu candidato a deputado federal, enquanto 8% afirmaram que ainda não se definiram, mas que já têm alguma idéia sobre em quem votarão. Outros 8% de entrevistados afirmaram que não votarão em nenhum candidato a deputado federal. Apenas 28% dos entrevistados disseram já ter escolhido um candidato as 25 vagas do Estado na Câmara Federal.
O desinteresse do eleitorado também se manifesta em relação à escolha dos deputados estaduais. Segundo o Vox Populi, 52% dos entrevistados afirmaram que não têm a menor idéia sobre quem escolherão para ocupar uma das 49 cadeiras da Assembléia Legislativa, nos próximos quatro anos. Do total de entrevistados 7% afirmaram que ainda não se decidiram, mas que já fazem uma idéia em que votarão, enquanto outros 7% afirmaram que não irão votar em nenhum candidato. Apenas 31% dos pernambucanos entrevistados disseram já ter escolhido seu candidato.
O maior número de entrevistados que não definiram seu voto é constituído por novos eleitores, situados na faixa etária de 16 a 24 anos de idade. Destes, 62% ainda não têm candidato a deputado federal, e 57% não sabem em quem votar para deputado estadual. O desinteresse ou a desinformação sobre as eleições proporcionais também está relacionada à renda familiar dos entrevistados. O maior índice de indefinidos está situado no grupo que ganha até um salário mínimo mensal: são 58% no caso da eleição para deputado federal e 55% na disputa para deputado estadual.
A pesquisa de intenção de votos demonstra que, em Pernambuco, apesar de a campanha eleitoral estar na reta final, ainda há um espaço para a atuação dos candidatos junto aos eleitores no sentido de transmitir suas propostas e informá-los sobre o processo político-eleitoral, conscientizando-os sobre a importância do seu voto para mudar Pernambuco e o Brasil. Para Luciano Siqueira, candidato comunista ao Senado pela coligação Melhor pra Pernambuco (PT, PCdoB, PTB, PMN, PRB e PAN), os resultados mostram que “é hora de intensificar o corpo-a-corpo em busca do voto para os deputados que cada um dos eleitores apóia”.