Pesquisa: Chávez teria 58% dos votos se eleição fosse hoje

A primeira pesquisa oficial para as eleições presidenciais na Venezuela, marcadas para 3 de dezembro, mostra que 58,2% dos eleitores estão dispostos a votar no presidente Hugo Chávez, que espera reeleger-se por mais um período de 6 anos. O levantamento fo

Chávez aparece com 40 pontos percentuais acima de seu principal adversário, o governador do estado de Zulia, Manuel Rosales, que conta com o apoio de 17,4%, de acordo com a sondagem. O instituto de pesquisa ouviu 1300 adultos e a margem de erro da pesquisa é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.



O presidente da empresa de pesquisa de opinião, Jose Antonio Gil Yepes, declarou que o estudo realizado pela Datanalisis mediu o potencial dos dois principais candidatos no início da campanha eleitoral que começou em agosto. Ele também apontou que Chávez conta com “uma vantagem eleitoral importante”.



“Os números daqui em diante podem variar substancialmente na medida em que algum dos candidatos possa superar o outro no que diz respeito à estratégia, à comunicação, a propostas e às ações eleitorais que faça”, acrescentou.



O apoio a Rosales mostrou entre junho e agosto um crescimento de 9,3 pontos percentuais, ao passar de 8,1 a 17,4%. Gil Yepes atribuiu o aumento à decisão tomada por oito outros candidatos opositores, que se retiraram de suas postulações para respaldar o governador de Zulia.