Jornalista Domingos Meireles lança livro sobre Revolução de 30 em Teresina

Mais do que uma rebelião militar, a Coluna Prestes foi uma das mais extraordinárias marchas revolucionárias que já aconteceram no Brasil. Em 1930: OS ÓRFÃOS DA REVOLUÇÃO, o jornalista e apresentador do programa Linha Direta da Rede Globo Domingos Meirelle


O jornalista fez o lançamento do livro em Teresina na noite deste sábado (23) no auditório do espaço saúde do Teresina Shopping.


Neste abrangente trabalho de pesquisa sobre a conspiração que deu origem à Revolução de 1930, o livro analisa o período imediatamente posterior à Coluna Prestes, movimento que Meirelles abordou em As noites das grandes fogueiras – que relata as origens da rebelião de 5 de julho de 1924, quando um grupo de jovens tenentes do Exército que participara do frustrado levante do Forte de Copacabana, em 1922, toma de assalto os quartéis da Força Pública de São Paulo.


Após rigorosa pesquisa e muitas entrevistas, Domingos Meirelles conseguiu reunir testemunhos, relatórios oficiais e vasta documentação. Com todo esse material, o jornalista reconstituiu o cenário político, econômico e social que fomentou a Revolução de 1930.


Meirelles mostra que a Revolução de 1930 foi um movimento iniciado por oligarquias insatisfeitas com o resultado das eleições presidenciais em associação com grupos radicais de oficiais do exército brasileiro. Por meio de um movimento militar, essa coalizão heterogênea derrubara o governo legalmente constituído, com uma plataforma de moralização das práticas políticas e de transformações sociais e econômicas.


O governo instaurado pela Revolução de 1930 foi responsável pela adoção no Brasil das primeiras formas de legislação social e de estímulo ao desenvolvimento industrial. Dos sindicatos brasileiros às grandes empresas estatais, todas as modernas estruturas do Estado e da sociedade brasileira têm sua origem nas reformas desse período.