Artistas e intelectuais fazem ato pró-Lula neste sábado (30)

O setorial de cultura da campanha Lula Presidente está organizando uma grande mobilização em âmbito nacional. Será o ato “Lula de Novo com a Força da Cultura”.

A idéia é concentrar artistas, intelectuais e apoiadores de Lula em locais de grande circulação no próximo sábado (30), às 11 horas, e realizar panfletagem, manifestações artísticas e a leitura de um texto consensuado para todas os eventos.


 


Em São Paulo, o ato acontecerá nas escadarias do Teatro Municipal, na Praça Ramos, região central. O ato paulistano contará com a presença do secretário Nacional da Identidade e Diversidade Cultural, o ator Sérgio Mamberti.


 


Em todas as manifestações, será divulgado um manifesto com 13 razões para profissionais da área de cultura votar em Lula. Confira a íntegra do texto.


 



13 motivos para votar Lula – Cultura


 


1- DESCENTRALIZAÇÃO: O Governo Lula descentralizou os investimentos e agora atende o país inteiro. É a Cultura num Brasil de todos.


 


2- PONTOS DE CULTURA: O Governo Lula implementou o programa Cultura Viva, que estruturou 485 Pontos de Cultura em todo o país. São 3 milhões de pessoas atendidas, 10 mil jovens bolsistas e R$ 100 milhões de investimento direto do governo.


 


3- DIVERSIDADE CULTURAL: O Governo Lula reconheceu e deu visibilidade à nossa diversidade cultural. As culturas populares tradicionais, os ciganos, os sem-terra, o movimento GLBT, os afro-descendentes e a produção de jogos eletrônicos também recebem investimentos.


 


4- TEATRO, MÚSICA, CIRCO E DANÇA: Com editais públicos regionalizados, caravanas de circulação, retomada do Pixinguinha e aumento no volume de recursos as artes se tornaram prioridade.


 


5- PATRIMÔNIO: O Governo Lula valoriza o patrimônio cultural brasileiro, com recursos do Programa Monumenta, ações de registro, inventário e os editais para patrimônio imaterial, Sistema Brasileiros de Museus etc.


 


6- SISTEMA NACIONAL DE CULTURA: O Governo Lula iniciou a implementação do Sistema Nacional de Cultura, envolvendo estados e municípios e eliminando isolamentos.


 


7- EDITAIS PÚBLICOS: No Governo Lula a cultura é Política Pública, o financiamento é feito por meio de editais e o balcão de negócios dos tucanos foi definitivamente enterrado.


 


8- AUDIOVISUAL: O Governo Lula incentiva o audiovisual brasileiro, promove a indústria cinematográfica, o cineclubismo e a produção de documentários e curta metragens.


 


9- CÂMARAS SETORIAIS, CONFERÊNCIA E SEMINÁRIOS: Democracia também se faz na hora de governar. Na cultura, o governo Lula ampliou os espaços de participação, criou câmaras setoriais, realizou a 1ª Conferência Nacional de Cultura e seminários nacionais. É o povo decidindo o que fazer de sua cultura.


 


10- PLANO NACIONAL DE CULTURA: Pela primeira vez o Brasil terá um Plano Nacional de Cultura com força de lei. O debate já está no Congresso Nacional.


 


11- LIVRO E LEITURA: O Governo Lula criou o Plano Nacional do Livro e Leitura, um compromisso entre governo, mercado editorial e escritores, incentivando a formação de leitores e barateando a produção de livros.


 


12- ORÇAMENTO: O orçamento da cultura dobrou no governo Lula em relação a 2002, todas as regiões do país captaram mais recursos e o Fundo Nacional de Cultura tem crescido ano a ano.


 


13- EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO: O Governo Lula integrou estas políticas, promovendo um reencontro do Brasil consigo mesmo e preparando-nos para um desenvolvimento duradouro.


 


Todos sabemos que cultura é economia, é liberdade de expressão e é direito básico do cidadão, e que é preciso garantir que continuemos avançando na conquista desse espaço. É por isso que apoiamos a reeleição de Lula e rechaçamos o tratamento preconceituoso com que o seu governo e a sua pessoa vem sendo tratado por parte da mídia brasileira e pelas classes dominantes.


 


Todos nós somos capazes de perceber o valor simbólico que teve a eleição de Lula para o Brasil, e do quanto isso foi importante para estimular a participação social e a valorização da nossa cara brasileira. Do quanto esse acontecimento tem incentivado e dado coragem ao povo da cultura que tanto tempo esteve esquecido e que tanto foi maltratado pelos governos conservadores. Esses fazedores de cultura, sempre considerados de menor importância, podem enfim se levantar, se unir e criar mecanismos reais de fomento ao seu trabalho.


 


Isso a direita não suporta e a campanha preconceituosa dos nossos opositores prova isto.


 


As centenas de milhares de pessoas envolvidas com a produção cultural brasileira sabem que Lula é uma porta que se abriu para conquistarmos a importância devida para o fazer cultural, e que essa porta não pode se fechar.


 


Não à hipocrisia da direita que sempre desrespeitou a cultura no Brasil;


 


Não à violência do preconceito de classe;


 


Não à retórica moralista de quem viveu roubando o Brasil nos últimos 500 anos;


 


Sim para Lula que é a cara do povo;


 


Sim para a nossa imagem e a nossa cultura brasileira;


 


Sim para o verdadeiro compromisso de Lula com a liberdade de expressão, criando os mecanismos para que todos tenham direito à voz;


 


Sim ao povo brasileiro que já fez a sua escolha, que finalmente escolhe a si mesmo e, junto com Lula, decidiu de uma vez por todas governar o Brasil!!


 


Da Redação, com Portal do PT