Carlos Alberto Alves, militante combativo
Carlos Alberto Alves iniciou sua militância política ainda jovem, aos 14 anos, no movimento estudantil secundarista. Participou da fundação do grêmio do colégio Paulo de Assis Ribeiro (Polivalente) – CEPAR. Oriundo do grupo jovem evangélico
Publicado 06/10/2006 21:07 | Editado 04/03/2020 17:06
Na ocasião, nosso candidato era o camarada Bandeira, sua campanha ajudou na reconstrução do Partido no Município. Nessa batalha afluíram para nossa organização diversos jovens: Ana Paula, Marcio, Nete, Maria Lucia, Ed entre eles nosso saudoso Camarada Carlos.
Essa primeira geração combateu com mérito as batalhas de seu tempo, fundaram a Unes (União Niteroiense de Estudantes Secundaristas), participaram dos memoráveis congressos da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) contra sua divisão, combateram as idéias errôneas que perduravam em nosso movimento angariando com isso o respeito das diversas correntes atuantes em nosso município. Ao falar dos pioneiros, destaco o papel desempenhado por Carlos na aglutinação e na liderança deste núcleo, bem como demonstra sua trajetória acedente no movimento estudantil. Presidente do Grêmio do CEPAR, Diretor da Unes, Coordenador geral da Unes, que abriu portas para que novos combatentes se somassem à nossa causa: Rodrigo, Priscila, Lorrama e Alice que vem a ser sua esposa com quem deixa uma menina de seis anos, Helena. Estes, dentre outros, formaram a UJS com Carlos como presidente Municipal dos grandes embates do movimento estudantil que rendeu por sua dedicação a indicação para ocupar a tesouraria da Ubes.
Desempenhando tarefas em nível nacional, não se desligava da atuação na Unes e sempre que podia participava de nossos congressos ajudando a nova geração que se iniciava. Retornou durante a campanha vitoriosa do PCdoB no município, quando elegemos na fase recente nosso primeiro vereador. No último congresso foi eleito delegado ao congresso nacional do Partido sendo eleito na Conferência Municipal Secretario de Organização e Vice-Presidente de nosso Partido no Município.
Nesse histórico quero destacar que nessa breve trajetória de militância a marca que poderíamos destacar é que sua vinda para o PCdoB se deu durante uma batalha eleitoral que marcou o nosso Partido em sua época e sua despedida se deu, por ironia da vida, em outra batalha eleitoral que também marca um novo ciclo para o Partido. Sua vida, bem como sua partida em meio a guerra, demonstra que os comunistas são forjados na luta e na luta se despedem.
Carlos Quintão é presidente do Comitê Municipal de Niterói e membro do Comitê Estadual do PCdoB/RJ