Jandira agradece os 2 milhões e 800 votos

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) agradece a expressiva votação recebida para o Senado Federal. “Termino esta campanha orgulhosa, emocionada e agradecida aos eleitores do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço a confiança de todos aque

Agradeço aos eleitores, militantes e amigos


Termino esta campanha orgulhosa, emocionada e agradecida aos eleitores do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço a confiança de todos aqueles que viram em minha candidatura ao Senado Federal a possibilidade de resgatar o papel estratégico do Rio de Janeiro no cenário nacional. Estendo este agradecimento, de maneira especial, aos militantes da coligação, amigos e aos apoios expressos na forma de manifestos e em programas de TV. Apesar dos poucos recursos pudemos levar às ruas uma campanha limpa, respeitando os eleitores e apresentando claramente nossas propostas.
Agradeço aos meus 2 milhões e 800 mil eleitores a confiança e o carinho depositados em mim nessa eleição para o Senado. Neste pleito experimentei um rico aprendizado sobre os problemas e as soluções para revigorar nosso Estado. Recebi apoios, propostas, dos diferentes segmentos da sociedade. Nas atividades de rua recebi o calor humano que revigorava minha emoção.


Neste sentido foi uma bela campanha. Entretanto, nos meus 20 anos de parlamentar, enfrentei a mais dura campanha por parte dos adversários. Estes, representando os setores conservadores e instituições milenares, com o poderio econômico, tendo a seu lado a mídia hegemônica, deflagraram uma guerra suja, com calúnias, injúrias, difamações, golpes baixos e crimes eleitorais que terão nossa ação junto à Justiça Eleitoral. Cientes da real chance de minha eleição, por diversas vezes tentaram desequilibrar o pleito e a mim.


Apesar disso, mantive a serenidade, altivez e coragem, ancorada nos meus compromissos políticos e ideológicos e na solidariedade do meu eleitorado, do apoio da militância de diversos partidos e da minha equipe de trabalho. Foi nítido o alinhamento das mais arraigadas forças do atraso e do conservadorismo fluminense tramando contra a possibilidade real de ser eleita por perceberem em mim a portadora de um novo projeto político estratégico para o Estado do Rio de Janeiro com políticas públicas voltadas para as questões sociais e de desenvolvimento econômico regional e nacional.


Apesar da “vitória” do campo conservador é preocupante e merece uma profunda reflexão o fato de quase um terço do eleitorado fluminense, cerca de 3 milhões de eleitores, tenha optado por se abster no processo eleitoral, relegando a uma parte da sociedade a responsabilidade sobre os rumos do Estado. Este fato comprova que uma parte significativa do eleitorado mostra-se desinteressado e apático diante do processo eleitoral, prejudicando o fortalecimento da democracia no Brasil.


A batalha ainda não acabou, haverá segundo turno para o cargo de presidente da República e lutaremos para a reeleição de Lula, pois, mais uma vez as forças de esquerda e conservadora vão se contrapor. Precisaremos, então, optar por um modelo de sociedade com mais igualdade e desenvolvimento social.


Reafirmo a minha convicção política de esquerda e minha crença no fortalecimento do Estado e da sua ação pública. A saída não está na ação individual, pois é na ação política coletiva que construiremos os caminhos da liberdade.


Um abraço,
Jandira Feghali