Articulações para o segundo turno presidencial
O governador reeleito, Marcelo Miranda (PMDB), apóia Lula, mas liberou a senadora eleita Kátia Abreu (PFL), de sua coligação, para fazer campanha para Alckmin e o PDT, que nacionalmente tende a Alckmin, no Tocantins apóia Lula… As articul
Publicado 10/10/2006 11:22 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Mobilização para segundo turno Ontem, em Palmas, a senadora eleita Kátia Abreu (PFL) liderou reunião em que foi definida a estratégia de apoio ao candidato tucano. De acordo com a senadora, sua mobilização tem o consentimento de Marcelo Miranda. “Estamos fazendo todo esse processo com a aquiescência do governador. No entendimento do governador, isso não irá criar nenhum tipo de constrangimento. E nós também condicionamos nosso apoio a Alckmin que, se eleito, apóie o governador Marcelo Miranda. Além disso, já deixamos bem claro, não só na reunião como com a executiva nacional do partido, que não há nem hipótese de, aqui no Estado, subir num mesmo palanque o PFL e PSDB”, disse Kátia. Amanhã, o PMDB reúne seus principais líderes, entre eles Marcelo Miranda, para organizar a campanha em favor do candidato petista. Já o PPS, do vice-governador eleito Paulo Sidnei, decidiu ontem liberar seus líderes para apoiar qualquer um dos dois candidatos. Segundo o secretário-geral do partido no Estado, Ademir Teodoro, a posição nacional do partido é apoio a Alckmin contudo, no Tocantins, “somos aliados de Lula”.
Dimas responderá a processo criminal A denúncia de que o deputado federal Ronaldo Dimas (PSDB) teria cometido crimes de boca de urna e compra de votos na eleição de 6 de outubro de 2002, feita pelo Ministério Público Federal do Tocantins, foi aceita na última quarta-feira, dia 4, pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Ronaldo Dimas disse que espera “que ele (o processo) seja julgado o mais rápido possível. A justiça é muito lenta. Mas eu estou aqui esperando para provar que realmente não tenho envolvimento nisso”, disse.
Classistas em baixa Se os candidatos evangélicos não foram lá muito bem nas eleições proporcionais tocantinenses, o que dizer de alguns representantes de duas classes consideradas fortes no Estado – a dos policiais e dos médicos. Na primeira, o maior símbolo do fracasso nas urnas foi a derrota de Sargento Aragão, que tentava um segundo mandato (7.865 votos). Na segunda, o deputado Dr. Valfredo, também do PPS, não reeleito com seus 7.369 votos.A exceção entre os classistas veio justamente de onde menos se esperava. Trabalhando discretamente, o Dr. Zé Viana se elegeu deputado estadual pelo modesto PSC, com 7.457 votos.
Greve dos bancários ampliada A paralisação já atinge mais de 80% dos funcionários das agências dos bancos federais (Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal). A informação é do presidente do Sindicato dos Epregados nas Empresas de Crédito do Estado do Tocantins (Sintec-TO), Crispim Batista. A adesão de funcionários da cidade de Araguaína, a segunda maior do Estado, reforçou o movimento grevista.
Estudantes sem transporte Universitários que residem na cidade de Peixe reclamam que há uma semana estão sem o ônibus que os transportam para Gurupi, que fica a 70 quilômetros de Peixe, onde cursam a faculdade. Segundo os estudantes, a Prefeitura de Peixe cancelou o ônibus no último dia 2 e teria informado que o corte é definitivo.
Evasão preocupante Estado tem 8,8% de crianças que deixam a escola durante o ensino fundamental; repetência também é alta.
Mais dois casos de meningite Confirmados dois novos casos de meningite no Estado. As vítimas são um bebê de 11 meses e um menino de 9 anos que estão internados no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas. O bebê reside no Jardim Aureny III, em Palmas, e o menino maior é natural de Porto Nacional.
Palmas ganha clínica de medicina nuclear Começa a funcionar hoje em Palmas a primeira clínica que oferecerá o serviço de medicina nuclear, uma especialidade médica que utiliza técnicas mais precisas para formar imagens do corpo e tratar doenças. O médico nuclear, Abimar Nunes Moraes Júnior, responsável pela clínica, explica que diferente da radiologia, que constata apenas a estrutura anatômica dos órgãos, a medicina nuclear revela dados sobre a anatomia e a função dos órgãos.
Falta de água é denunciada no MPE O problema da falta de água na Casa de Custódia de Palmas (CCP) foi levado ao Ministério Público Estadual. Segundo a representante do Centro de Direitos Humanos de Palmas, Maria de Fátima Dourado, é inadmissível que pessoas fiquem até 24 horas sem beber água, conforme denunciou o parente de um detento. A falta de água durou três dias, levando os presos a ficarem sem tomar banho durante e um dia sem tomar água.
Túmulos a céu aberto Continua a céu aberto parte dos túmulos do cemitério São Miguel em Taquaralto, em Palmas. Os túmulos estão sob risco de desabamento desde o início do ano. A preocupação agora é com a chegada do período chuvoso, que pode aumentar o risco de desabamento.
Galpão destruído Devido a um vento forte que atingiu a região Sul de Palmas no final da tarde de ontem, um galpão de estrutura metálica da Rede Celtins partiu-se ao meio destruindo também parcialmente um avião bimotor, que estava recolhido no local. Segundo pilotos que presenciaram o incidente, o vento também arrastou a aeronave por alguns metros.
clebertoledo.com.br
Kátia respalda Alckmin A senadora eleita e deputada federal Kátia Abreu reuniu os deputados federais e estaduais do partido, eleitos em 1º de outubro, junto com os suplentes do partido (tanto para a Câmara como para a Assembléia) e os membros da Executiva Regional do PFL, para discutir formas de atuação na campanha do segundo turno da disputa presidencial. Kátia Abreu disse “ter sido nomeada, no último final de semana, pelo candidato a presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, a coordenadora da estratégia de campanha dos outros partidos de apoio a candidato tucano no Estado”. Os senadores José Jorge (PFL-PE), vice-presidente na chapa de Geraldo Alckimin, Heráclito Fortes (PFL-PI), coordenador de campanha do PFL na chapa tucana e o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), estarão no Tocantins no próximo dia 19 de outubro. Os senadores participarão de dois leilões em prol da campanha de Alckmin. O primeiro em Gurupi e o segundo em Araguaína.
Eduardo Gomes reage O deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) afirmou que fica “muito contente” por saber que resolveram trabalhar pela candidatura de Geraldo Alckmin nesse segundo turno “pessoas que não tiveram a oportunidade ou não quiseram” se envolver na campanha do presidenciável tucano no primeiro turno . “Meu assunto é o PSDB, que é o partido do candidato Geraldo Alckmin”, disse.
Gaguim apóia a Alckmin e ataca PT O deputado estadual reeleito Carlos Gaguim (PMDB) participoude reunião com a cúpula do PFL no Tocantins para respaldar a candidatura de Geraldo Alckmin. O próprio deputado admitiu ter feito, no primeiro turno, campanha para Lula.O peemedebista ressaltou que com a eleição de Kátia Abreu para o Senado o Tocantins será muito favorecido se Alckmin ganhar. “Nós vamos ter acesso aos órgãos federais. Hoje nós não temos acesso nenhum. Está tudo nas mãos do PT, que fez campanha para o senador Leomar Quintanilha (PCdoB) a governador”, atacou o deputado.
Donizeti x Gaguim O secretário-geral do PT no Tocantins, Donizeti Nogueira, rebateuas críticas de Carlos Gaguim (PMDB) aos petistas. Donizeti salientou que o deputado apresenta “uma recaída em benefício do grupo do ex-governador Siqueira Campos”. Para o líder partidário, Gaguim prejudica o governo Marcelo Miranda com o respaldo Alckmin. Isso porque, na opinião do petista, Siqueira, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e o deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) se fortalecem com uma vitória tucana. “Eles, fortalecidos, vão trabalhar contra o governo Marcelo”, destacou Donizeti.
Dia Mundial de Saúde Mental O Dia 10 de outubro é definido pela Organização Mundial de Saúde como Dia Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de estimular as discussões em torno dos grandes desafios desta área. Segundo a Gerente Técnica de Saúde Mental, Arlene de Macedo Antunes, no Tocantins existe uma rede de atenção psicossocial que tem por objetivo tratar as pessoas com transtornos mentais. Esta rede é composta por equipes de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios de saúde mental, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais de Referência e um Hospital Psiquiátrico que deve ser utilizado como último recurso.