Artistas promovem tertúlia em apoio a Olívio e Jussara
Músicos nativistas e urbanos, produtores culturais e intelectuais realizaram uma grande tertúlia em apoio ao candidato da Frente Popular ao governo do Estado, Olívio Dutra, e sua vice, Jussara Cony, e ao presidente Lula, durante jantar no restaurante Vitr
Publicado 20/10/2006 10:52 | Editado 04/03/2020 17:12
Entre os músicos estavam presentes Pedro Ortaça, Gilberto Monteiro, Lúcio Yanel, Os Maicá, Texo Cabral, Marlene Pastro, Leonardo, Leonardo Ribeiro, Nei Lisboa, Jorge Guedes, Ewerton Ferreira, Flávio Hansen, Flávio Bicca. Também participaram do ato o cineasta Giba Assis Brasil, o chargista Santiago e o proprietário do Vitrine Gaúcha, Pedro Rudi Borghetti (pai do Borghettinho).
''Olívio Dutra é a cara do Rio Grande, na simplicidade, na garra e na coragem. Com Olívio e Lula, o Rio Grande vai tirar o pé do barro'', destacou Pedro Ortaça. Flávio Bicca afirmou que esteve ''com Olívio nos anos 80, anos 90 e anos 2000. Vamos retomar a dignidade, a força e a vontade de fazer política''. Armando Maicá – que estava de aniversário – disse que pela primeira vez passou essa data longe de sua família, ''mas foi por uma boa causa, não podia deixar de vir aqui para abraçar o meu amigo Galo Missioneiro, Olívio Dutra''.
Olívio agradeceu as manifestações de apoio ''desses músicos e intelectuais que fazem parte dessa rica e diversificada cultura do Rio Grande. Nós temos orgulhos de ser gaúchos, brasileiros por opção e latino-americanos''. O candidato acrescentou que na disputa eleitoral está o embate entre dois projetos bem distintos, inclusive para a área cultural.
Lembrou que, no primeiro governo da Frente Popular, de 1999 a 2002, foi feita uma boa semeadura na área da cultura. ''Vamos retomá-la e aperfeiçoá-la ainda mais, tendo sempre em mente o nosso lema : liberdade, igualdade e humanidade''.
Ao chegar ao local, no DC Navegantes, Olívio foi homenageado com apresentação de capoeira pelo Grupo Caboatá, do mestre Tucano, que pertence ao Projeto Ginga Moleque que trabalha com crianças, portadores de necessidades especiais ou deficiências. A grande Tertúlia encerrou com Olívio declamando uma poesia de Aparício Silva Rillo e com todos os músicos no palco cantando o gingle ''Galo Missioneiro''.