Campanhas nas ruas
Os pefelistas visitaram o Tocantins para fazer a campanha de Alckmin. Os lulistas foram às ruas buscar votos para a reeleição. São destaques no noticiário, que registra também o aumento do desemprego no mês de setembro. Veja a resenha feita por Carlos
Publicado 20/10/2006 11:14 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Pefelistas percorrem Estado Liderados pela senadora eleita Kátia Abreu (PFL), estiveram em Palmas – durante um almoço com lideranças -, além de Gurupi e Araguaína – durante leilões em prol da campanha tucana, nos dois municípios – o candidato a vice-presidente da chapa de Alckmin, o senador José Jorge (PFL-PB) e o também senador Marco Maciel (PFL-PB). José Jorge falou que caso seja eleito, o seu governo não perseguirá ninguém. “Sabemos que aqui no Tocantins o governador Marcelo Miranda (PMDB) apóia o presidente Lula (PT), e essa é uma decisão muito democrática. O que vamos fazer é prestigiar e dar força a todos aqueles que venceram as eleições porque é assim que a política deve acontecer”, disse.
Futuro incerto O vereador e deputado eleito Marcello Lelis está com o seu futuro partidário incerto. Tudo em razão da cláusula de barreira, que atingiu em cheio o seu partido, PV.
Notícia-crime contra conselheiros Foi apresentada na última quinta-feira uma notícia-crime, junto ao STJ, solicitando investigação dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Manoel Pires dos Santos (presidente), José Jamil Fernandes Martins, Wagner Praxedes e Herbert Carvalho de Almeida, por possível prática de irregularidade no exercício da função. Conforme o documento apresentado ao STJ, a irmã do conselheiro Praxedes – Maria Natividade Pimentel Melo – teria ficado à disposição do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ/GO) por cerca de cinco anos, sem ter qualquer vínculo empregatício com o TCE. Além da notícia-crime, o Ministério Público também solicitou abertura de procedimento investigatório sobre o caso, no final de setembro deste ano, por meio de ofício encaminhado ao presidente do órgão, Manoel Pires dos Santos.
Comissão convoca 13 pessoas para depor ACPI da Saúde aprovou requerimentos convocando 13 pessoas para depor como testemunhas nas investigações que estão sendo apuradas pela CPI. Todos os requerimentos foram de autoria do relator, deputado Eduardo Machado (PDT). A CPI da Saúde investiga possíveis desvios de verbas de convênios da Funasa pela secretaria estadual de Saúde para combater doenças como a dengue e o calazar.
Walfredo fala sobre lista do TCU O deputado estadual Walfredo Reis (PPS) afirma que, como secretário de Saúde de Araguaína, em 1993 e 1994, nunca assinou cheques nem ordem de pagamento e que a responsabilidade é do gestor, o então prefeito municipal da cidade, Joaquim de Lima Quinta (PMDB).
Desemprego em setembro O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registrou, no mês de setembro, saldo negativo na geração de empregos no Tocantins. Conforme o levantamento, no mês passado ocorreram 3.668 admissões contra 4.049 demissões; o saldo ficou negativo em 381 postos de trabalho. No acumulado do ano, porém, o saldo é positivo em 3.466 postos: de janeiro a setembro foram 34.794 admissões contra 31.328 desligamentos. O setor de Serviços foi o que registrou maior saldo entre as atividades econômicas pesquisadas. O setor de Construção Civil, apesar de ter registrado o maior volume absoluto de admissões (987), fechou o mês com saldo negativo por causa das 1.457 demissões. O Comércio – segundo melhor em admissões (952), terminou o mês com saldo negativo de um; foram 953 demissões no mês. O setor de Serviços foi o terceiro maior empregador no mês (803 admissões), e fechou setembro com saldo positivo de 145; foram 658 demissões no setor no mês passado. (Samuel Lima)
CORECON Foi reeleito à presidência do Conselho Regional de Economia do Tocantins (Corecon-TO) o economista Juscelino Thomaz Soares. Ele permanecerá no cargo por mais um ano. A posse está marcada para 1º de janeiro de 2007.
Caminhada pedirá paz no trânsito de Palmas Mais um acidente aumenta a estatística da violência no trânsito de Palmas. Na tarde de ontem aconteceu uma colisão entre um Celta azul de placa HPJ 9105 de Palmas e uma motocicleta de placa MWC 5627. A colisão deixou uma pessoa com lesões leves, que foi encaminhada para o Hospital Geral de Palmas. 32 pessoas morreram somente este ano, vítimas do trânsito palmense. Em 2005 foram 44 mortes. Hoje ocorre a 1ª Caminhada pela Paz no Trânsito.
Impasse em assentamentos em Ananás Trabalhadores rurais que moram a cerca de quatro anos às margens de uma estrada vicinal, a 52 quilômetros de Ananás, reclamam na demora da criação de dois projetos de assentamentos, João Aires e Morada do Sol, que seriam instalados nas fazendas São Francisco I e II. De acordo com o presidente dos Centros dos Direitos Humanos (CDH) do município, José Pedro da Silva, conhecido como Zé do Incra, o problema que estaria ocorrendo no local é que depois que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Tocantins (Incra) emitiu o parecer de desapropriação das duas fazendas o projeto de assentamento não foi criado imediatamente, proporcionando ao antigo proprietário um recurso na Justiça Federal, pedindo uma nova perícia nas propriedades.
PRF apreende carga em Palmeiras A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, em Palmeiras do Tocantins, 36 m3 de madeira transportada de forma irregular. A nota fiscal descrevia a mercadoria como sendo portas de madeira já beneficiadas, portanto, dispensadas do Documento de Origem Florestal (DOF). Porém, os policiais verificaram durante a fiscalização que a carreta continha na verdade madeira tipo vigota e caibro. Veículo e motorista foram encaminhados ao Ibama.
clebertoledo.com.br
Atividades pró-Lula em Palmas e Gurupi Eventos de apoio à reeleição de Lula, quarta-feira, mobilizaram Palmas e Gurupi. Na Capital, o prefeito Raul Filho (PT) comandou uma caminhada em Taquaralto, com a participação do presidente da Câmara, Carlos Braga (PMDB), vereadores e secretários municipais. Em Gurupi, o governador Marcelo Miranda (PMDB), o coordenador de Lula no Tocantins, Alan Barbiero, e prefeitos se reuniram com lideranças da região sul do Estado. A movimentação nesta sexta-feira ocorrerá em Araguaína.
TRE condena PSDB a pagar 20 mil UFIRs O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins condenou, por maioria de votos, o PSDB ao pagamento de multa no valor de 20 mil UFIRs (R$ 21.882) pela veiculação na televisão, nos últimos dias 24 e 26 de abril, de propaganda eleitoral antecipada em favor de José Wilson Siqueira Campos, durante o horário reservado à propaganda partidária gratuita. A representação foi proposta pelo PMDB.
Passe-livre para Bombeiros Foi aprovado nesta quinta-feira, em terceiro e último turno, o projeto de lei do vereador Ivory de Lira (PT) que prevê a concessão de passe-livre para os militares do Corpo de Bombeiros no transporte coletivo da Capital. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sales, e diversos soldados e oficiais da corporação acompanharam a sessão. A proposta agora segue para sanção do prefeito Raul Filho (PT).
Osvaldo Reis com Tarso O presidente regional do PMDB, deputado federal Osvaldo Reis, foi recebido pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e reforçou “o apoio do Tocantins” à reeleição do presidente Lula (PT). Osvaldo afirmou a Tarso que a expectativa é de que Lula tenha entre 65% e 70% dos votos válidos no Estado.
Portal Vermelho
Quintanilha comemora gratuidade de viagens para idosos
O senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (19), a assinatura pelo Presidente Lula de decreto regulamentando o Capítulo 10 do Estatuto do Idoso que garante a gratuidade nas viagens interesestaduais para pessoas com mais de 60 anos.
Segundo o senador, “nós, que vimos, inclusive na Subcomissão do Idoso, desenvolvendo uma série de trabalhos com vistas a ampliar as ações das políticas públicas hoje existentes no País – não só para a proteção do idoso, mas exatamente para a sua re-inclusão no convívio social, para a sua re-inclusão no mercado de trabalho, com o aproveitamento do extraordinário potencial que a pessoa idosa acumula, ao longo de sua existência, com o aproveitamento de uma gama imensurável de conhecimento e experiência, de que nenhuma sociedade civilizada e desenvolvida abre mão”.
O parlamentar disse que “com o decreto presidencial de ontem acabamos de ver regulamentado um benefício à pessoa idosa que já havia sido contemplado no Estatuto do Idoso, que era a possibilidade da garantia de um percentual de vagas para o transporte gratuito de pessoas com mais de 60 anos nos transportes de ônibus interestaduais, trens e navios”.
Segundo Quintanilha, com a regulamentação “foram corrigidas algumas falhas que, no Estatuto do Idoso, não haviam sido observadas. E essa foi, inclusive, uma forma de compensação às empresas encarregadas desse transporte, que vem melhorar e ampliar esse benefício enorme ao idoso – homem ou mulher – que, graças a Deus, tem aumentado em progressão geométrica neste País, em razão exatamente dos bons investimentos em infra-estrutura e abastecimento de água tratada, do combate a endemias e epidemias, dos avanços da ciência e da tecnologia a favor da medicina, e esta em benefício da saúde, permitindo a elasticidade e a ampliação da expectativa de vida do povo brasileiro”.
Para o parlamentar do Tocantins, o decreto presidencial “assegura a garantia ao cidadão, homem ou mulher, com mais de 60 anos, de poder ser transportado com um número de vagas seguro em transportes interestaduais – ônibus, trem ou navio -, indo ao encontro dos interesses de uma fatia da sociedade que respeitamos muito e que cresce num ritmo que o Brasil inteiro deve observar e apreciar”. (De Brasília,
Carlos Pompe)