Crescimento de Eduardo nas pesquisas mostra força dos aliados

A pesquisa Rede Globo/Ibope divulgada no final da semana passada no Recife mostra que as adesões à campanha de Eduardo Campos, candidato socialista ao governo de Pernambuco, surtiram efeito. Segundo o levantame

Os resultados mostram o acerto da decisão dos partidos aliados, entre eles o PCdoB, que tão logo se definiu a realização do inédito segundo turno para governador em Pernambuco, formaram a maior frente política de centro-esquerda já vista no Estado. A cada dia que passa a candidatura socialista, de oposição à direita conservadora representada por Medoncinha e seu padrinho político, o ex-governador e senador eleito Jarbas Vasconcelos, ganha novas e importantes adesões, entre elas de prefeitos de diversos municípios pernambucanos. Desses municípios, muitos se constituem em tradicionais redutos eleitorais de Jarbas e do clã dos Mendonça.


 


Nessa segunda rodada da pesquisa de intenção de votos feito pelo Ibope, Campos registrou quase quatro pontos percentuais acima da soma dos resultados de todos os oito adversários de Mendonça no primeiro turno (Eduardo Campos, Humberto, Clóvis Corrêa, Edílson Silva, Kátia Telles, Luiz Vidal, Oswaldo Alves e Rivaldo Soares), que totalizaram 60,69%. Mendonça Filho segue no rumo exatamente inverso. Ele perdeu quase quatro pontos percentuais.


 


O desespero dos adversários de Eduardo Campos e de seus aliados frente aos números ficou evidente na semana passada, quando em “entrevista” de oito minutos veiculada no guia de Mendonça, Jarbas Vasconcelos fez duros ataques contra Eduardo Campos e o governo de Miguel Arraes, avô de Campos e antecessor de Jarbas no governo do Estado. Foi a maior ofensiva já feita pela situação desde o início da campanha do segundo turno.


 


Do Recife
Audicéa Rodrigues