MiniMinicurso na UESPI discute geopolítica do Oriente Médio

O X Simpósio de Geografia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI que acontecerá nos dias 16 a 18 de novembro no campus poeta Torquato Neto com o tema 'Trajetórias, reflexões e perspectivas da Ciência Geográfica' oferecerá minicursos, palestras e espaço

O minicurso será ministrado pelo professor Elton Arruda nos dias 16 e 17. Tão em voga nos noticiários diários, os conflitos no Oriente Médio são seculares e envolvem todo o mundo, representando um percentual significativo da população e das riquezas naturais do planeta, essa região tem sido alvo de guerras e disputas políticas, além de suas singularidades culturais e religiosas. A proposta do minicurso é de entender porque existem os conflitos e contextualizá-los na política e nas relações internacionais.



Para Elton Arruda os conflitos na região se intensificaram após os atentados de 11 de setembro. ''Hoje sabemos que aquela região é ocupada militarmente e essa ação é impulsionada pela doutrina de guerra implantada por George Bush. Vamos analisar os conflitos com um olhar geográfico e fazer um diagnóstico sobre a tensão na região'', antecipa.



Ao falar sobre a história dos conflitos no Oriente, Arruda diz que a estratégia usada sobre o Oriente Médio atualmente remete a primitividade das relações de dominação. ''Sabemos que a dominação hoje das nações ricas sobre as mais pobres são especialmente econômicas e culturais, eles juntam o capital industrial e bancário e conseguem se impor economicamente nos países menos desenvolvidos como o Brasil, mas o que os Estados Unidos fazem hoje no Oriente é uma invasão brutal, eles usam a ocupação militar, coisa que se fazia no Império Romano, por exemplo'', critica o professor.



As inscrições para o Simpósio e minicurso podem ser feitas até o dia 10 de novembro na coordenação do curso de geografia no campus Torquato Neto, no Bairro Pirajá e no campus Clóvis Moura no Dirceu. Os valores cobrados são de R$ 15,00 para estudantes e R$ 20,00 para profissionais. Mais informações no telefone (86) 9987-0586.



 


De Teresina,


Daiane Rufino